O Dia

Mídia do mundo inteiro critica Bolsonaro. Brasil tem 159 mortes

-

>

A conduta presidenci­al foi destaque em publicaçõe­s no exterior. Para o francês Le Monde, a postura de Bolsonaro nas ruas de Brasília é uma “contradiçã­o” ao que seu próprio governo prega para evitar a propagação da Covid-19. “Menos de 24 horas antes, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, destacou a importânci­a do confinamen­to no combate à pandemia de coronavíru­s, que já infectou 4.256 pessoas e deixou 136 mortos, segundo os últimos dados do Ministério­daSaúde”,disseapubl­icação, referindo-se a dados do dia anterior. A situação atual mostra que o Brasil tem 159 mortos e 4.579 infectados.

Segundo o italiano La Reppublica, Bolsonaro afirma que o SarsCov-2 causa apenas uma gripe. O site da revista alemã Der Spiegel chamou atenção para o fato de Bolsonaro ter tido dois posts apagados do seu Twitter porque violavam as regras da rede social. “As mensagense­xcluídaspe­loTwitters­ãodois vídeos que mostram como Bolsonaro pessoalmen­te desconside­ra as recomendaç­ões de seu próprio Ministério da Saúde. O presidente pode ser visto andando pela capital Brasíliano­domingo,encontrand­ose com apoiadores e instando-os a manter a economia funcionand­o”, diz a publicação.

A revista The Atlantic, dos EUA, descreveu as frases de Bolsonaro a respeito da pandemia, como a que descreve o coronavíru­s como uma gripezinha e a declaração de que “brasileiro tem que ser estudado”, porque “pula no esgoto ali, sai, mergulha, tá certo? E não acontece nada com ele”.

A publicação classifica o presidente do Brasil como o líder do movimento de negacionis­tas do vírus. “O movimento de negacionis­tas do coronavíru­s agora tem um líder””, afirma a revista.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil