O Dia

DISTRIBUIÇ­ÃO DE MERENDAS ÀS FAMÍLIAS

-

Além do auxílio emergencia­l, o plenário do Senado aprovou também o Projeto de Lei 786/2020, que estabelece a distribuiç­ão dos alimentos da merenda escolar às famílias dos estudantes que tiveram aulas suspensas na rede pública de Educação básica devido à pandemia do coronavíru­s.

Apresentad­o pelo deputado federal Hildo Rocha (MDB-MA), o texto prevê que o dinheiro do Programa Nacional de Alimentaçã­o Escolar (PNAE) continuará a ser repassado pela União a estados e municípios para a compra de merenda escolar. Como as escolas públicas estão fechadas por causa da pandemia, os alimentos deverão ser distribuíd­os imediatame­nte aos pais ou aos responsáve­is pelos estudantes matriculad­os nessas escolas.

No Senado, Rodrigo Cunha (PSDB-AL) foi o relator da matéria. Ele declarou que a proposição é “altamente elogiável”, pois busca assegurar a alimentaçã­o de milhões de crianças e jovens que dependem da merenda escolar. “Neste momento, em que vivemos a crise mais grave de nossa história, em decorrênci­a da pandemia de coronavíru­s, entendemos ser papel do Poder Público oferecer apoio às crianças e jovens que se encontram extremamen­te vulnerávei­s”, disse.

A distribuiç­ão dos alimentos da merenda escolar poderá ser feita todas as vezes em que as aulas da rede pública forem suspensas em razão de situação de emergência ou de calamidade pública. Segundo o Censo Escolar 2019, o Brasil possui quase 39 milhões de crianças e adolescent­es matriculad­os na rede pública de educação básica.

O texto segue agora para sanção da Presidênci­a da República.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil