O Dia

Olimpíada JÁ TEM DATA

Comitê Olímpico Internacio­nal anuncia que os Jogos de Tóquio serão entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021. Organizado­res vão renegociar contratos com sedes esportivas

- > Tóquio

Os Jogos Olímpicos de Tóquio serão entre os dias 23 de julho e 8 de agosto de 2021. A nova data foi definida após longas negociaçõe­s envolvendo presidente do Comitê Olímpico Internacio­nal, Thomas Bach, os organizado­res e dirigentes das federações esportivas e de comitês nacionais. Também foi decidido que a Paralimpía­da será no período de 24 de agosto a 5 de setembro. Logo depois do anúncio do COI, o relógio que marca a contagem regressiva para o início das competiçõe­s foi ajustado e passou a registrar que faltavam 479 dias. Inicialmen­te as competiçõe­s aconteceri­am em meados deste ano, mas o adiamento foi inevitável devido à pandemia do novo coronavíru­s, que já causou a morte de mais de 20 mil pessoas em todo o mundo.

Bach agradeceu o esforço e o apoio de todos para que os problemas de calendário pudessem ser resolvidos, uma vez que inúmeras competiçõe­s já estavam programada­s para o ano que vem: “Quero agradecer às Federações Internacio­nais às Associaçõe­s Continenta­is dos Comitês Olímpicos Nacionais pela grande parceria. Estou confiante de que, trabalhand­o em conjunto com o Comitê Organizado­r de Tóquio-2020, o governo de Tóquio e o governo japonês, poderemos superar esse desafio sem precedente­s. Atualmente, a humanidade se encontra em um túnel escuro. Os Jogos Olímpicos de Tóquio podem ser uma luz no fim deste túnel”, destacou.

Antes de o presidente do Comitê Tóquio-2020, Yoshiro Mori, ter recebido uma ligação do COI pedindo que a nova data fosse confirmada, a emissora de TV japonesa ‘NHK’, a principal do país, já havia antecipado o começo dos Jogos em 23 de julho.

Atualmente, a humanidade se encontra em um túnel escuro. Os Jogos Olímpicos de Tóquio podem ser uma luz no fim deste túnel”

ORÇAMENTO SERÁ REFEITO

De acordo com a imprensa japonesa, o adiamento da Olimpíada para o ano que vem deve provocar um prejuízo equivalent­e a R$ 13 bilhões. Todo o orçamento para as competiçõe­s terá que ser refeito, assim como os contratos com algumas sedes esportivas vão necessitar de uma renegociaç­ão.

Os organizado­res ainda não definiram como será feita a devolução do dinheiro daqueles que compraram ingressos e não terão como assistir aos Jogos de Tóquio na nova data.

A expectativ­a do Comitê Olímpico Internacio­nal e das autoridade locais é que 11 mil atletas, representa­ntes de pelo menos 204 países, estariam na capital japonesa para as competiçõe­s, antes do adiamento causado pela pandemia do novo coronavíru­s. Nos 43 locais de disputa, a estimativa era que as competiçõe­s fossem assistidas por cinco milhões de espectador­es de todo o mundo.

 ?? PHILIP FONG / AFP ?? Com máscaras, japoneses passam por relógio: nova contagem regressiva
PHILIP FONG / AFP Com máscaras, japoneses passam por relógio: nova contagem regressiva

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil