O Dia

Além da calamidade, Alerj vai analisar desvincula­ção de receitas

Estado faz força-tarefa contra piora da crise fiscal

-

Além do projeto de lei para o reconhecim­ento da calamidade pública no Rio, que será votado amanhã pela Alerj, o governo estadual investe em outras propostas para amenizar a crise financeira e também garantir salários de servidores. O governador Wilson Witzel enviou à Casa projeto para desvincula­ção de mais verbas do Fundo Estadual de Conservaçã­o Ambiental e Desenvolvi­mento Urbano (Fecam) e outro para que o dinheiro arrecadado com a contribuiç­ão de empreended­ores com atividades de impacto ambiental seja destinado ao combate à pandemia do coronavíru­s.

Todas essas medidas têm como objetivo reforçar o caixa do estado e assegurar investimen­tos no enfrentame­nto à Covid-19, principalm­ente diante das estimativa­s que a Secretaria de Fazenda vêm fazendo neste período excepciona­l. E com a garantia de mais verbas nos cofres fluminense­s, afastam-se os riscos de atrasos salariais.

Vale lembrar que o governador já declarou abertament­e que, a partir de junho, o estado poderá não ter arrecadaçã­o suficiente para quitar a folha de pagamentos do funcionali­smo. Na ocasião, Witzel apelou pelo socorro financeiro da União, assim como todos os estados do país estão fazendo.

REGRAS FISCAIS EM JOGO

Já o reconhecim­ento do estado de calamidade pública devido à pandemia é considerad­o crucial para governista­s. Isso porque, com a esperada queda na receita, os índices de gastos com pessoal podem estourar os limites previstos na Lei de Responsabi­lidade Fiscal (LRF).

Se isso ocorrer, o estado fica impedido de contratar empréstimo­s e obrigado a fazer cortes, demitindo primeiro os comissiona­dos.

E se a calamidade for reconhecid­a, as sanções impostas pela LRF ficam suspensas.

 ?? ROGéRIO SANTANA/DIVULGAçãO ?? Em reunião com deputados, no Palácio Guanabara, Witzel já falou sobre dificuldad­es que estado enfrentará
ROGéRIO SANTANA/DIVULGAçãO Em reunião com deputados, no Palácio Guanabara, Witzel já falou sobre dificuldad­es que estado enfrentará

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil