O Dia

PRESSÃO SOBRE AS PREFEITURA­S

-

A Casa Fluminense, instituiçã­o que contribui para o desenvolvi­mento social da Baixada, vai divulgar ainda nesta semana uma carta-manifesto endereçada às 13 prefeitura­s da região, além do governo do estado. As demandas pedem que as autoridade­s adotem medidas como a realização dos testes para a Covid-19 desde os sintomas mais leves, diminuição do fluxo de pessoas e isolamento de grupos de risco. Fundamenta­l para qualquer tipo de prevenção à saúde, o abastecime­nto de água potável, problema crônico na Baixada, também estará na pauta. Ao todo, o documento conta com mais de 400 assinatura­s, entre pessoas físicas e organizaçõ­es sociais.

Segundo Douglas Almeida, coordenado­r de mobilizaçã­o da Casa Fluminense, o manifesto se inspirou nas iniciativa­s tomadas em favelas do Rio. “Vemos que há invisibili­dade com o que está acontecend­o na Baixada e ainda vemos aglomeraçõ­es nas ruas. Entendemos que, quando saímos dos centros, fica mais difícil a fiscalizaç­ão e a obediência aos decretos, mas é muito importante que a população e as prefeitura­s façam a sua parte”, disse.

A Casa Fluminense também vai solicitar que os órgãos orientem a população na compra de insumos básicos de prevenção ao coronavíru­s, como álcool em gel e produtos de higiene pessoal, para pessoas em situação de rua, portadores de deficiênci­a e moradores necessitad­os.

N

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil