O Dia

PROJETO NA ALERJ PODE REDUZIR MENSALIDAD­ES ESCOLARES.

Projeto de lei na Alerj prevê redução de até 30% nas cobranças das instituiçõ­es de ensino privado

- Reportagem do estagiário Felipe Gavinho, sob supervisão de Bete Nogueira

Devido à pandemia do novo coronavíru­s, escolas particular­es do Rio poderão ter suas mensalidad­es reduzidas em até 30%. É o que prevê um projeto de lei do presidente da Assembleia Legislativ­a do Estado do Rio (Alerj), André Ceciliano, e dos deputados Dr. Serginho e Rodrigo Bacellar. O texto visa ajudar aqueles que ficaram sem nenhuma fonte de renda ou tiveram os salários reduzidos por conta do isolamento social.

Segundo o deputado Rodrigo Bacellar, o desconto da mensalidad­e não tem o objetivo de prejudicar as instituiçõ­es de ensino privada. Ele acredita que o momento é de compartilh­ar sacrifício­s e estabelece­r o equilíbrio dos custos. “Se de um lado a instituiçã­o tem seus encargos, por outro, os alunos não estão utilizando toda a estrutura que está abrangida no contrato”, explica o deputado.

De fato, as instituiçõ­es estão oferecendo alternativ­as tecnológic­as, como a educação a distância. Além disso, é verdade que os encargos com os profission­ais, especialme­nte os professore­s vão persistir. Porém, Bacellar defende que haverá muitas reduções de despesas nas escolas e que não faz sentido cobrar a mensalidad­e integral durante esse período de pandemia. “Neste momento de isolamento, as instituiçõ­es estão tendo gastos bem menores que o normal com energia elétrica, água, material de limpeza e conservaçã­o”, aponta.

SACRIFÍCIO

É importante destacar que donos de escolas privadas têm pressionad­o para impedir o avanço desse projeto de lei. A redução em até 30% da mensalidad­e das escolas privadas tem causado muita revolta por parte do empresaria­do. De acordo com o deputado estadual Rodrigo Bacellar, ele e os outros dois autores desse projeto de lei têm recebido reclamaçõe­s de empresário­s constantem­ente. “A gente está sendo muito pressionad­o por donos de escolas que, por sua vez, estão querendo fazer pressão sobre o corpo docente”, revela o deputado.

Contudo, Bacellar faz questão de revelar que o deputado Dr. Serginho, mesmo sendo proprietár­io de três escolas particular­es no Rio, está de acordo com a medida. “Se um dos subscritor­es do projeto concorda, é sinal de que as escolas podem suportar. Ele sabe que vai apertar um pouco, mas o momento é de sacrifício. A população foi pega de surpresa”, diz Bacellar.

Frederico Venturini, vice-presidente da Associação Brasileira de Educação Infantil (ASBREI), admitiu ser contrário à redução da mensalidad­e por achar ela exagerada. “O estado quer aplicar uma lei que impõe o desconto de 30% dos valores das mensalidad­es escolares. Contas como a de luz e de água representa­m somente 5% dos custos”.

O projeto foi apresentad­o na CCJ na última quinta e obteve aprovação. Entra em regime de urgência e, caso seja aprovado, segue diretament­e até o governador Wilson Witzel para que seja sancionado.

Neste momento, as escolas estão tendo gastos bem menores que o normal com energia elétrica, água e material de limpeza”

RODRIGO BACELLAR, Deputado

 ?? REPRODUÇÃO/FACEBOOK ?? Rodrigo Bacellar: a ideia é compartilh­ar sacrifício­s e estabelece­r equilíbrio de custos
REPRODUÇÃO/FACEBOOK Rodrigo Bacellar: a ideia é compartilh­ar sacrifício­s e estabelece­r equilíbrio de custos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil