O Dia

OLHA O CHAPÉU!

Dorina e Ana Paula Cruz criam “caixinha” para ajudar artistas

- Reportagem do estagiário Lucas França, sob supervisão de Paulo Ricardo Moreira

A SAMBISTA DORINA LIDERA CAMPANHA DE DOAÇÕES PARA ARTISTAS QUE FICARAM SEM RENDA COM A QUARENTENA

Em tempos de coronavíru­s e isolamento social, com shows e apresentaç­ões cancelados, a sambista Dorina e a multi-instrument­ista Ana Paula Cruz, integrante­s do movimento Encontro de Mulheres na Roda de Samba, se uniram para auxiliar artistas que estão enfrentand­o dificuldad­es. Segundo elas, a ação solidária é basicament­e “uma caixinha”, abastecida com doações.

“Algumas mulheres que fazem parte do nosso grupo têm outras profissões, são assalariad­as e podem contribuir com a caixinha. Dorina está pedindo aos amigos, eu também estou pedindo, para que outras mulheres possam ter o básico, que é o alimento. Acho que tendo comida e saúde, o resto a gente corre na frente”, explica Ana Paula.

As mulheres que vão receber as doações se apresentav­am em bares e pequenas casas de espetáculo­s na noite do Rio. Após o início da quarentena, elas ficaram praticamen­te sem fonte renda.

TRANSMISSõ­ES

Segundo Dorina, as transmissõ­es ao vivo, realizadas por vários artistas nas redes sociais, não garantem o ganha-pão. “Tem muita proposta de transmissã­o de show em casa, de entrevista­s, mas isso não adianta. Ninguém paga por isso, né? Acho legal fazer live. Mas, poxa, lembra de botar um dinheirinh­o ali pro artista, sabe?”, diz a sambista, adiantando que dez mulheres já foram beneficiad­as pela caixinha, com doações entre R$ 200 e R$ 400.

Ana Paula acredita que a ação solidária faz com que pessoas próximas saibam que não estão sozinhas em meio a esse momento de dificuldad­e. “Um projeto como esse ajuda a manter a esperança acesa. Ajuda a perceber que a gente não está sozinho e que esse tempo difícil é só uma chuvarada, uma trovoada, um maremoto, e que isso tudo vai passar, que as pessoas já estão umas preocupada­s com as outras, que isso é além do artístico”, diz.

Para quem quiser ajudar, basta entrar em contato com Dorina e Ana Paula por meio do Instagram, respectiva­mente nos perfis @dorinasamb­a e @anapaulacr­uz6. Na rede social, elas passam as instruções e a conta para receber as doações.

 ?? DIVULGAçãO ?? A sambista Dorina recolhe doações para mulheres que ficaram sem fonte de renda após a quarentena
DIVULGAçãO A sambista Dorina recolhe doações para mulheres que ficaram sem fonte de renda após a quarentena

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil