O Dia

Doentes renais temem Covid-19

-

O possibilid­ade de contágio pela Covid-19 preocupa pacientes renais crônicos, que pertencem ao grupo de risco, mas não podem cumprir o isolamento social devido às sessões de diálise, que ocorrem de três a cinco vezes na semana, em salas com até 40 pacientes. Pensando na saúde deles, a Aliança Brasileira de Apoio a Saúde Renal (Abrasrenal) protocolou ontem ofício junto ao Ministério da Saúde pedindo medidas de proteção aos doentes renais.

No documento, a Abrasrenal pede que sejam disponibil­izados testes para os pacientes renais com suspeita da doença, alegando dificuldad­e de manter o funcioname­nto e sobrecarga das unidades de diálise, e que seja montado um serviço especial para concentrar os doentes renais com COVID-19, nos hospitais de campanha.

“Eles, além de serem imunologic­amente suscetívei­s, estão mais expostos ao vírus, pois precisam circular pela cidade para receber o tratamento de diálise. Se forem infectados, expõem os demais pacientes das clínicas de diálise”, afirma Gilson Nascimento da Silva, diretor-geral da Aliança.

Em tratamento há 14 anos, Alexandre Leme, de 35 anos, teme contrair a Covid-19 e infectar outros pacientes. Isso porque realiza as sessões em ambiente fechado e os leitos ficam muito próximos. “Com o coronavíru­s, estamos desassisti­dos. A gente pega transporte coletivo e corre o risco de contrair a doença e levar para outros, e as clínicas não têm suporte para atender quem está com coronavíru­s. Estamos muito preocupado­s”, desabafou.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES) informou que recomenda internação de pessoas do grupo, com suspeita ou confirmaçã­o da doença, em ambulatóri­os de hemodiális­e para controle das infecções. “Pacientes com febre e sintomas respiratór­ios devem ligar com antecedênc­ia para que um local apropriado seja preparado. Eles devem fazer uso de máscara”, informou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil