O Dia

Mundo supera 5 milhões de casos

América Latina já tem maior incidência de novos registros da covid-19 do que Europa e Estados Unidos

- > Baltimore, Estados Unidos

Omundo superou ontem a marca de 5 milhões de casos da covid-19. Balanço divulgado pela universida­de americana Johns Hopkins aponta que o total de pessoas infectadas pelo novo coronavíru­s no planeta chegou a 5.075.181. O número de mortos pela doença é de 331.103.

Desde o dia 1º de abril, quando o mundo chegou a um milhão de casos, a velocidade de propagação da covid cresce de forma impression­ante: mais um milhão de casos é registrado num período de cada duas semanas. Outro dado importante ocorrido ao longo dos últimos dias é que a América Latina ultrapasso­u os Estados Unidos e a Europa em novos casos confirmado­s, puxada sobretudo pelo avanço no Brasil.

De acordo com informação da agência Reuters, a região foi responsáve­l por um terço dos casos notificado­s no início da semana, apesar de ter notórios problemas de subnotific­ação devido à pequena quantidade de testes disponível.

TRUMP DESCARTA NOVO ISOLAMENTO

Os Estados Unidos lideram o ranking de países com maior incidência: registra 1.573.742 casos, com 94.566 óbitos. O segundo lugar é da Rússia, com 317.554 diagnóstic­os positivos, mas com pequeno número de mortes em relação a outras nações: 3.099. O Brasil aparece na terceira posição, com 310.087 casos, e 20.047 óbitos.

Apesar dos trágicos números nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump afirmou que não pretende voltar ao isolamento caso ocorra uma segunda onda da covid. Ele garantiu que vai conseguir aliviar os efeitos da pandemia: “Vamos apagar os incêndios. Não vamos fechar o país”. Em discurso numa fábrica na periferia de Detroit, em Michigan, Trump reforçou que as atividades precisam ser retomadas em todos os estados, em maior ou menor grau. “Nós podemos apagar o fogo. Seja uma brasa ou uma chama, nós vamos apagá-lo”, assegurou.

Na China, médicos detectaram que o coronavíru­s vem se manifestan­do de forma diferente entre pacientes de um novo foco na região nordeste do país — em comparação com o que ocorria em Wuhan, cidade onde a pandemia começou. Os dados sugerem uma mutação, já que os pacientes parecem portar o vírus por um período mais longo até que apresentam os sintomas da doença.

 ??  ??
 ?? BRENDAN SMIALOWSKI / AFP ?? Trump segura máscara de proteção, enquanto discursa em fábrica
BRENDAN SMIALOWSKI / AFP Trump segura máscara de proteção, enquanto discursa em fábrica
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil