O Dia

Bolsonaro ganha apoio de governador­es para congelar salários de servidores.

PALOMASAVE­DRA SERVIDOR,

-

Areunião que o presidente Jair Bolsonaro comandou ontem com governador­es rendeu frutos. Além de uma trégua política (ainda que momentânea), o encontro virtual teve acordo: o apoio dos chefes dos governos estaduais ao veto de Bolsonaro a reajuste a algumas categorias (como saúde e segurança) dos municípios, estados e União. O congelamen­to salarial até o fim de 2021 foi a contrapart­ida à sanção ao socorro aos entes, com o desembolso de R$ 60 bilhões pelo governo federal (divididos em 4 parcelas). A previsão é que a primeira cota esteja disponível até o dia 31.

“Temos que trabalhar em conjunto a sanção de um socorro aos senhores governador­es, de aproximada­mente R$ 60 bilhões, também extensivo a prefeitos”, declarou o presidente. “O que se pede apoio aos senhores é a manutenção de um veto muito importante”, acrescento­u.

Segundo Bolsonaro, impedir aumentos para os cerca de 11 milhões de servidores civis e militares do país - segundo dados do Ipea - é “o remédio menos amargo” para o funcionali­smo, “mas de extrema importânci­a para todos os 210 milhões de brasileiro­s”.

MAIORIA APOIA

O governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), declarou apoio da maioria ao veto. “A maioria dos governador­es entende a importânci­a de vetar esse artigo (sobre reajuste)”, disse.

O congelamen­to foi incluído no texto de ajuda aos estados e municípios, mas o Congresso blindou desse impediment­o servidores da saúde, assistênci­a social, segurança, limpeza urbana, de todos as esferas da Federação.

(Congelar salários até 31 de dezembro do ano que vem) É bom para o servidor, porque o remédio é o menos amargo”

JAIR BOLSONARO, presidente da República

 ??  ??
 ?? REPRODUçãO ?? Durante a reunião virtual, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, chegou a pedir o afastament­o de Jair Bolsonaro (sem máscara), quando ele tentou se aproximar do parlamenta­r
REPRODUçãO Durante a reunião virtual, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, chegou a pedir o afastament­o de Jair Bolsonaro (sem máscara), quando ele tentou se aproximar do parlamenta­r
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil