O Dia

Crivella quer reabrir lojas, e UFRJ recomenda lockdown

Prefeito já discute abertura gradual do comércio e fala até em redução da curva de contágio. Mas espera de pacientes por leitos ainda é grande

- YURI EIRAS yuri.eiras@odia.com.br

Após encontro com Bolsonaro, prefeito do Rio fala em redução da curva de contágio e diz que pode ordenar reabertura gradual do comércio.

Um dia depois de se reunir com o presidente Jair Bolsonaro, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, analisou com seu conselho científico a reabertura gradual das atividades econômicas na cidade nos próximos dias. Em entrevista, ontem, ele disse que o município “começa a chegar a um ponto de muita dificuldad­e”.

“Com a redução da velocidade (da curva de contágio) e com os leitos sendo abertos, nós estamos realmente com a esperança de que possamos retornar gradativam­ente, com segurança”, afirmou Crivella, sem dar prazo para a implantaçã­o da medida. “Para não haver especulaçõ­es, a gente precisa seguir com muita segurança. Estamos com a velocidade de contaminaç­ão caindo”, completou.

NOVOS CRITÉRIOS

Com a possibilid­ade de mudança de rumos na política de combate à covid-19, a prefeitura já começou a rever até os critérios de definição de mortes pelo novo coronavíru­s. O Painel Covid-19, que mostra justamente a curva de contágio, deixou de exibir, nos últimos dias, o número de óbitos. Crivella disse que um novo critério está sendo estudado, para “saber se a pessoa morreu com coronavíru­s ou de coronavíru­s”, emendou o prefeito.

A dificuldad­e na arrecadaçã­o é um dos pontos que pesam a favor da flexibiliz­ação. Um levantamen­to da Fazenda Municipal prevê um déficit orçamentár­io de R$ 2 bilhões. A secretaria anunciou medidas de contenção, como a redução de 25% do valor dos contratos do município com prestadora­s de serviço, além da suspensão do auxílio transporte dos servidores em teletrabal­ho.

Crivella também anunciou o corte de 50% do seu salário e dos seus secretário­s. O prefeito já havia doado o seu vencimento no mês passado. Com os ajustes, a previsão é de uma economia de R$ 250 milhões.

MUNICÍPIO ADOTA CLOROQUINA

O prefeito confirmou ainda que a rede municipal adotou a cloroquina no tratamento da covid-19, seguindo o novo protocolo do Ministério da Saúde.

“Há uma grande divergênci­a entre os próprios médicos. Porém, o Ministério da Saúde estabelece­u uma série de normas que estamos seguindo. Está dentro do protocolo de cada hospital”, explicou.

 ??  ?? Mercadão de Madureira ontem: lotado
Mercadão de Madureira ontem: lotado
 ?? CLéBER MENDES ?? No Mercadão de Madureira, mesmo ainda com as restrições de circulação, já se vê grande movimentaç­ão de clientes
CLéBER MENDES No Mercadão de Madureira, mesmo ainda com as restrições de circulação, já se vê grande movimentaç­ão de clientes
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil