Cri­vel­la qu­er re­a­brir lo­jas, e UFRJ re­co­men­da lock­down

Pre­fei­to já dis­cu­te aber­tu­ra gra­du­al do co­mér­cio e fa­la até em re­du­ção da cur­va de con­tá­gio. Mas es­pe­ra de pa­ci­en­tes por lei­tos ain­da é gran­de

O Dia - - FRONT PAGE - YURI EIRAS yuri.eiras@odia.com.br

Após en­con­tro com Bol­so­na­ro, pre­fei­to do Rio fa­la em re­du­ção da cur­va de con­tá­gio e diz que po­de or­de­nar re­a­ber­tu­ra gra­du­al do co­mér­cio.

Um dia de­pois de se reu­nir com o presidente Jair Bol­so­na­ro, o pre­fei­to do Rio, Mar­ce­lo Cri­vel­la, ana­li­sou com seu con­se­lho ci­en­tí­fi­co a re­a­ber­tu­ra gra­du­al das ati­vi­da­des econô­mi­cas na ci­da­de nos pró­xi­mos di­as. Em en­tre­vis­ta, on­tem, ele dis­se que o mu­ni­cí­pio “co­me­ça a che­gar a um pon­to de mui­ta di­fi­cul­da­de”.

“Com a re­du­ção da ve­lo­ci­da­de (da cur­va de con­tá­gio) e com os lei­tos sen­do aber­tos, nós es­ta­mos re­al­men­te com a es­pe­ran­ça de que pos­sa­mos re­tor­nar gra­da­ti­va­men­te, com segurança”, afir­mou Cri­vel­la, sem dar pra­zo pa­ra a im­plan­ta­ção da me­di­da. “Pa­ra não ha­ver es­pe­cu­la­ções, a gen­te pre­ci­sa se­guir com mui­ta segurança. Es­ta­mos com a ve­lo­ci­da­de de con­ta­mi­na­ção cain­do”, com­ple­tou.

NO­VOS CRI­TÉ­RI­OS

Com a pos­si­bi­li­da­de de mu­dan­ça de ru­mos na po­lí­ti­ca de com­ba­te à co­vid-19, a pre­fei­tu­ra já co­me­çou a re­ver até os cri­té­ri­os de de­fi­ni­ção de mor­tes pe­lo no­vo co­ro­na­ví­rus. O Pai­nel Co­vid-19, que mos­tra jus­ta­men­te a cur­va de con­tá­gio, dei­xou de exi­bir, nos úl­ti­mos di­as, o nú­me­ro de óbi­tos. Cri­vel­la dis­se que um no­vo cri­té­rio es­tá sen­do es­tu­da­do, pa­ra “sa­ber se a pes­soa mor­reu com co­ro­na­ví­rus ou de co­ro­na­ví­rus”, emen­dou o pre­fei­to.

A di­fi­cul­da­de na ar­re­ca­da­ção é um dos pon­tos que pe­sam a fa­vor da fle­xi­bi­li­za­ção. Um le­van­ta­men­to da Fa­zen­da Mu­ni­ci­pal pre­vê um dé­fi­cit or­ça­men­tá­rio de R$ 2 bi­lhões. A se­cre­ta­ria anun­ci­ou me­di­das de con­ten­ção, co­mo a re­du­ção de 25% do va­lor dos con­tra­tos do mu­ni­cí­pio com pres­ta­do­ras de ser­vi­ço, além da sus­pen­são do au­xí­lio trans­por­te dos ser­vi­do­res em te­le­tra­ba­lho.

Cri­vel­la tam­bém anun­ci­ou o cor­te de 50% do seu sa­lá­rio e dos seus se­cre­tá­ri­os. O pre­fei­to já ha­via do­a­do o seu ven­ci­men­to no mês pas­sa­do. Com os ajus­tes, a pre­vi­são é de uma eco­no­mia de R$ 250 mi­lhões.

MU­NI­CÍ­PIO ADO­TA CLO­RO­QUI­NA

O pre­fei­to con­fir­mou ain­da que a re­de mu­ni­ci­pal ado­tou a clo­ro­qui­na no tra­ta­men­to da co­vid-19, se­guin­do o no­vo pro­to­co­lo do Mi­nis­té­rio da Saú­de.

“Há uma gran­de di­ver­gên­cia en­tre os pró­pri­os mé­di­cos. Po­rém, o Mi­nis­té­rio da Saú­de es­ta­be­le­ceu uma sé­rie de nor­mas que es­ta­mos se­guin­do. Es­tá den­tro do pro­to­co­lo de ca­da hos­pi­tal”, ex­pli­cou.

Mer­ca­dão de Ma­du­rei­ra on­tem: lo­ta­do

CLéBER MEN­DES

No Mer­ca­dão de Ma­du­rei­ra, mes­mo ain­da com as res­tri­ções de cir­cu­la­ção, já se vê gran­de mo­vi­men­ta­ção de cli­en­tes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.