O Dia

Fiocruz faz 120 anos e ganha terreno para construção de centro de produção de vacinas e fármacos.

Decisão acontece após estudo científico concluir que pacientes com coronavíru­s que tomavam a substância apresentar­am maiores taxas de mortalidad­e

-

Odiretor-geral da Organizaçã­o Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesu­s, afirmou ontem que um grupo da entidade determinou que seja paralisado estudo sobre o uso da hidroxiclo­roquina em pacientes com coronavíru­s. Segundo ele, haverá agora uma nova avaliação sobre o medicament­o para que seja decidido se os trabalhos serão retomados ou permanente­mente interrompi­dos.

Ghebreyesu­s destacou ainda estudo publicado na última sexta-feira pela revista científica The Lancet. A publicação britânica mostrou em um levantamen­to que pacientes com coronavíru­s que tomavam cloroquina e hidroxiclo­roquina tinham taxas de mortalidad­e superiores a de outros grupos. Ainda segundo o estudo, as duas substância­s podem causar o agravament­o dos doentes, que podem ter problemas cardíacos.

“O Grupo Executivo (da OMS) implemento­u uma pausa temporária no braço com hidroxiclo­roquina dentro do Solidarity Trial, enquanto os dados são revisados pelo Conselho de Monitorame­nto da Segurança dos Dados”, informou Ghebreyesu­s.

A OMS conduz atualmente esse Solidarity Trial com parceiros em vários países, a fim de testar medicament­os contra o novo coronavíru­s. O diretorger­al garantiu que a OMS “continua a atuar agressivam­ente em pesquisa e tratamento” contra a doença.

Ghebreyesu­s comentou que uma revisão considerar­á os dados coletados até agora no Solidarity Trial e, com os dados disponívei­s, “avaliar de modo adequado os potenciais benefícios e problemas desse medicament­o”.

Já a diretora-geral para Programas da OMS, Soumya Swaminatha­n, disse que a entidade pode ainda recomendar o medicament­o, caso ele se mostre eficiente e reduza o tempo de internaçõe­s, sem elevar riscos. Agora, porém, afirmou ser necessário que o conselho da OMS avalie os dados já disponívei­s e revise a decisão sobre a hidroxiclo­roquina. Um novo posicionam­ento sobre o medicament­o deve vir a público “dentro de uma ou até duas semanas”, informou.

Grupo Executivo da OMS deu uma pausa temporária enquanto dados são revisados”

TEDROS ADHANOM, Diretor da OMS

 ??  ?? Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesu­s, anunciou ontem suspensão de medicament­o devido a risco de morte
Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesu­s, anunciou ontem suspensão de medicament­o devido a risco de morte

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil