O Dia

Bolsonaro diz que pode vetar PL das fake news se ela passar na Câmara

Texto foi aprovado no Senado e foi remetido para análise de deputados federais

-

O projeto de lei contra a distribuiç­ão de fake news aprovada no Senado pode não sair do papel. Ontem o presidente Jair Bolsonaro disse a apoiadores na saída do Palácio da Alvorada que, na opinião dele, o projeto de lei não deve “vingar”. Bolsonaro lembrou que, caso a proposta seja aprovada também pela Câmara, existe a possibilid­ade de ele vetar o texto.

“Acho que na Câmara vai ser difícil ser aprovado. Agora, se for, cabe a nós ainda a possibilid­ade do veto”, afirmou.

Defensores do projeto afirmam que o texto vai combater a produção e a disseminaç­ão organizada de informaçõe­s falsas e de conteúdo difamatóri­o, que compromete­m as instituiçõ­es democrátic­as.

Ao conversar com os apoiadores, Bolsonaro disse que é uma das pessoas mais atacadas na internet, mas que não reclama. “Tem que ter liberdade. Ninguém mais do que eu é criticado na internet. E nunca reclamei”, disse o presidente. “Acho que não vai vingar esse projeto, não”, completou.

O projeto prevê, entre outras coisas, o rastreamen­to de mensagens reencaminh­adas em aplicativo­s de conversa; que provedores de redes sociais tenham sede no Brasil; estabelece regras para impulsiona­mento e propaganda nas redes sociais.

A proposta promovia alterações no Código Penal para punir a disseminaç­ão de fake news, mas o relator do texto retirou essas previsões.

O projeto estabelece que redes sociais e aplicativo­s de mensagens privadas com mais de 2 milhões de usuários adotem medidas para proibir o funcioname­nto de contas inautêntic­as - criadas ou usadas com o propósito de assumir ou simular identidade de terceiros para enganar o público; além de proibir contas automatiza­das (robôs) não identifica­das dessa forma, cujo caráter automatiza­do não foi comunicado ao provedor do aplicativo e aos usuários. Determina ainda que as empresas identifiqu­em todos os conteúdos impulsiona­dos e publicitár­ios.

As proibições, segundo a proposta, não restringir­ão manifestaç­ões artística, intelectua­l, satíricas, religiosas, políticas, ficcionais, literárias ou qualquer outra forma de manifestaç­ão cultural.

 ?? ANTONIO CRUZ/AGÊNCIA BRASIL ?? Bolsonaro falou a apoiadores na porta do Palácio da Alvorada
ANTONIO CRUZ/AGÊNCIA BRASIL Bolsonaro falou a apoiadores na porta do Palácio da Alvorada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil