O Dia

Menino é vítima de bala perdida

Ítallo Castro, 7 anos, estava na porta de casa, em São João de Meriti, e foi baleado na cabeça

- RENAN SCHUINDT renan.schuindt@odia.com.br

O corpo do menino Ítallo Augusto de Castro de Amorim, de 7 anos, vítima de bala perdida na noite da última terça-feira, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, será sepultado hoje no Cemitério da Vila Rosali. O garoto brincava com amigos na porta de casa, no bairro do Éden, por volta de 21h, quando foi atingido na cabeça. Segundo testemunha­s, a mãe da criança, Denise de Castro, de 47 anos, chegou a chamar pelo filho, achando que ele estivesse deitado para se proteger dos tiros.

As circunstân­cias da morte de Ítallo estão a cargo da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF). A especializ­ada apura se o assassinat­o de um homem pelo tráfico, na mesma região, teria alguma ligação com o caso. O menino chegou a ser levado para a Unidade de Pronto Atendiment­o (UPA) do Éden, mas não resistiu. Uma familiar, que não quis se identifica­r, contou que o tiro foi dado por um ladrão conhecido no bairro. O criminoso teria atirado contra uma viatura da Polícia Militar que estava no local. Ele teria sido morto momentos depois por traficante­s.

Em nota, a PM confirmou a versão, informando que, no momento em que Ítallo foi baleado, agentes do 21º BPM (São João de Meriti) foram atacados por um homem que estava em uma moto na Rua Ceci. Ele fugiu depois que fez os disparos. “Não houve reação da equipe policial. A viatura foi perfurada na ação criminosa”, garantiu a PM.

DADOS ASSUSTADOR­ES

Segundo a plataforma Fogo Cruzado, até ontem 17 crianças (com idade inferior a 12 anos) foram baleadas na Região Metropolit­ana do Rio somente em 2020. Destas, seis morreram. Segundo dados da ONG Rio de Paz, o pequeno Ítallo é a 14ª criança morta vítima da violência durante a gestão do governador Wilson Witzel.

 ?? ARQUIVO PESSOAL ?? Tiro que atingiu garoto teria partido de bandido que atirou contra PMs
ARQUIVO PESSOAL Tiro que atingiu garoto teria partido de bandido que atirou contra PMs

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil