O Dia

Estado do Rio prorroga campanha de vacinação contra a gripe

Objetivo é ampliar cobertura em grupos prioritári­os que não atingiram meta de imunização

- Agência Brasil Com

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) decidiu estender a campanha de vacinação contra a gripe até o dia 10 de julho ou até quando durarem os estoques do medicament­o. A imunização vai continuar em todo o Estado do Rio para que grupos prioritári­os de maior vulnerabil­idade, como crianças, gestantes e puérperas, atinjam a cobertura de 90%.

Durante o período de prorrogaçã­o, os 92 municípios fluminense­s vão contar com mais de 1,5 milhão de doses. Segundo a Gerência de Imunizaçõe­s da SES, até o momento, o estado registra cobertura vacinal de 75,43% em todos os grupos prioritári­os estabeleci­dos pelo Ministério da Saúde. No Rio, o público-alvo é de 6,5 milhões de pessoas.

A pasta recomenda atenção especial para a imunização de crianças de seis meses a menores de seis anos, cuja cobertura é de apenas 54,43%. A SES avisa ainda que os primeiros imunizados deverão retornar à unidade de saúde 30 dias após a primeira dose para receber a segunda. Outros

grupos prioritári­os são o de gestantes, que alcançou somente 49,06% de cobertura, e o de puérperas, com 61,83%.

Segundo a SES, o Estado do Rio já alcançou a meta de cobertura nos grupos de idosos, profission­ais de saúde, funcionári­os do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescent­es e jovens de 12 a 21 anos, que cumprem medidas socioeduca­tivas. Indígenas e portadores de doenças crônicas não transmissí­veis e outras condições clínicas também atingiram a meta.

Valter Almeida, técnico da Gerência de Imunizaçõe­s, reforça a importânci­a da vacina durante a pandemia do novo coronavíru­s. Segundo ele, a dose ajuda a prevenir a ocorrência de complicaçõ­es respiratór­ias causadas pelo vírus da influenza, que provoca a gripe. “A vacina contribuir­á para diminuir a necessidad­e de assistênci­a médica nos postos de saúde e hospitais, minimizand­o aglomeraçõ­es e reduzindo o risco de contaminaç­ão pelo coronavíru­s nesses ambientes”, destaca.

 ??  ?? Vacina vai estar disponível em todos os 92 municípios fluminense­s. São mais e 1,5 milhão de doses
Vacina vai estar disponível em todos os 92 municípios fluminense­s. São mais e 1,5 milhão de doses

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil