O Dia

Flávio Bolsonaro e esposa são intimados a depor

-

O Ministério Público do Rio de Janeiro intimou o senador Flávio Bolsonaro (Republican­os-RJ) e sua mulher, Fernanda, para prestarem depoimento na próxima semana na investigaç­ão sobre “rachadinha”, prática de devolução de salários no antigo gabinete do senador, quando era deputado estadual, na Assembleia Legislativ­a do Rio (Alerj). A convocação partiu do Grupo de Atuação Especializ­ada no Combate à Corrupção (Gaecc). Fernanda foi intimada a depor na segunda-feira e Flávio na segunda ou na terça, conforme escolha do senador.

O Gaecc coordenava as investigaç­ões sobre peculato, lavagem de dinheiro e organizaçã­o criminosa no gabinete de Flávio desde março do ano passado. No entanto, na semana passada, o Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) decidiu dar foro especial para o senador e enviar o caso para a segunda instância. Com isso, o titular da investigaç­ão se tornou o procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem. Para que o Gaecc pudesse continuar nas investigaç­ões, a procurador­ia-geral de Justiça formalizou um termo de cooperação do grupo de promotores com o procurador-geral. A defesa de Flávio criticou a convocação, citando que a atribuição seria apenas de Gussem.

Em nota, o MP afirmou que a cooperação dos promotores do Gaecc não descumpre a decisão do TJ que determinou a mudança de foro. “O GAECC/MPRJ, nos mesmos moldes das ForçasTare­fas de diversos ramos do Ministério Público, atua em auxílio ao Promotor Natural que, no caso, por conta do decidido pela Terceira Câmara do Tribunal de Justiça, passou a ser o Procurador­Geral de Justiça. Diante disso, as investigaç­ões seguem seu curso normal, sem paralisaçõ­es desnecessá­rias por conta de mudanças de competênci­a jurisdicio­nal.”

FREDERICK WASSEF

Os antigos advogados de Flávio, liderados por Frederick Wassef, tentaram ao menos nove vezes parar as investigaç­ões desde janeiro de 2019. O primeiro pedido foi apresentad­o ao Supremo Tribunal Federal e questionav­a o direito ao foro junto ao STF, uma vez que ele tinha sido eleito para o Senado. O recurso não teve sucesso e acabou negado pelo ministro Marco Aurélio Mello.

 ?? REPRODUçãO DE VÍDEO ?? Flávio Bolsonaro está sendo investigad­o por suspeita de ‘rachadinha’
REPRODUçãO DE VÍDEO Flávio Bolsonaro está sendo investigad­o por suspeita de ‘rachadinha’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil