O Dia

América Latina lidera casos de covid

-

No mundo, o novo coronavíru­s matou mais de 521 mil pessoas e infectou mais de 10,8 milhões

AAmérica Latina e o Caribe, regiões onde a pandemia do novo coronavíru­s tem sido cada vez mais ativa nas últimas semanas, se tornou também a segunda área do mundo com mais casos detectados da doença. No total, são mais de 2,7 milhões de infectados e está à frente da Europa, com 2,6 milhões, e atrás dos Estados Unidos e Canadá, com 2,8 milhões.

A Europa, contudo, continua sendo a região mais afetada em termos de mortes, com quase 200 mil vítimas fatais, seguida pelos Estados Unidos e Canadá, com 137.421 mortes. Já região da América Latina e Caribe registrara­m 121.662 óbitos. Em todo o mundo, o novo coronavíru­s já matou mais de 521 mil pessoas e causou mais de 10,8 milhões de infecções, segundo contagem de agências de notícias com base em dados oficiais.

Nos Estados Unidos, o país mais atingido pela pandemia, com mais de 128 mil mortes, as infecções estão acelerando cada vez mais. Nas últimas 24 horas, atingiram um novo recorde de

53 mil infectados. No Brasil, com quase 62 mil óbitos e cerca de 1,5 milhão de infecções, os estados passaram a relaxar as restrições de circulação de pessoas. Após três meses de fechamento, os bares e restaurant­es do Rio de Janeiro reabriram suas portas, limitando sua capacidade a 50% e com a obrigação de manter dois metros entre as mesas. Mas na primeira noite de liberação, os bares ficaram lotados.

As autoridade­s estão a todo custo procurando revitaliza­r a economia, ignorando os avisos da Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS), alertando que a pandemia continua a acelerar. Na Europa, onde a propagação do vírus parece controlada, os governos rapidament­e anunciam medidas mais flexíveis para tentar salvar a temporada de verão, crucial para muitos países. O bloco europeu abriu nesta semana as fronteiras para 14 países - apenas o Uruguai foi contemplad­o na América Latina. Rússia, Estados Unidos e Índia também estão fora.

MILHÕES

 ?? REGINALDO PIMENTA / AGENCIA O DIA ??
REGINALDO PIMENTA / AGENCIA O DIA
 ??  ?? Aglomeraçõ­es têm sido o principal fator na disseminaç­ão do vírus. Proliferaç­ão dificulta combate à covid-19
Aglomeraçõ­es têm sido o principal fator na disseminaç­ão do vírus. Proliferaç­ão dificulta combate à covid-19

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil