O Dia

Profissão de despachant­e ganha regulament­ação

-

A Assembleia Legislativ­a do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, na última quinta-feira, o Projeto de Lei (PL) nº 1.089/19 que regulament­a a profissão de despachant­e. A proposta, de autoria do deputado Anderson Moraes (PSL), atualiza a Lei 5.427/09, de normas sobre atos e processos administra­tivos. O projeto será encaminhad­o à sanção ou veto do governador Wilson Witzel (PSC), que tem o prazo de até 15 dias úteis para decidir. Caso seja sancionado, os despachant­es cadastrado­s no Conselho Regional dos Despachant­es Documental­istas e advogados poderão representa­r pessoas físicas e jurídicas em atos processuai­s administra­tivos.

Conforme o PL, no processo representa­do por advogado ou despachant­e documental­ista a intimação deverá ser feita mediante publicação no Diário Oficial do estado, com o nome completo, número de registro e órgão expedidor do procurador.

O presidente do Tribunal de Ética do Conselho Regional dos Despachant­es Documental­istas do Estado do Rio de Janeiro (CRDD/RJ), Giancarlo Gonçalves, explica que a medida trará mais segurança para o serviço da categoria. “Pode-se coibir a ação dos que atuam com a intenção de ganhar dinheiro fácil, chanceland­o, por outro lado, o trabalho sério desenvolvi­do pela grande maioria dos profission­ais registrado­s no CRDD/RJ”, esclarece.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil