O Dia

BARES LOTADOS NO LEBLON REACENDEM POLÊMICA SOBRE MEDIDAS DE FLEXIBILIZ­AÇÃO .

Clientes de bares do Leblon, na Zona Sul, viraram o centro de uma forte polêmica por desrespeit­arem regras da flexibiliz­ação da prefeitura

- Reportagem da estagiária Rachel Siston, sob supervisão de Gustavo Ribeiro.

De um lado, trabalhado­res se espremem nos transporte­s públicos para chegar a seus empregos. Do outro, a aglomeraçã­o que tomou conta da Rua Dias Ferreira, no Leblon, Zona Sul do Rio, na noite de quinta-feira, durante a reabertura dos bares, dentro do processo de flexibiliz­ação da quarentena, orquestrad­o pela Prefeitura do Rio. A polêmica tomou conta das redes sociais, com muitas pessoas criticando, mas também saindo em defesa dos frequentad­ores dos bares e fazendo referência a aglomeraçõ­es em outras áreas da cidade.

Mas quem realmente entende do assunto acompanhou o caso com preocupaçã­o. “É uma bomba-relógio que começou a ser armada, em relação a um possível novo pico da infecção. Por mais que o município e o estado estejam equipados para receber doentes, o que realmente importa é que as pessoas tenham consciênci­a que não podemos nos descuidar. A flexibiliz­ação é para a Economia e não para os cuidados de higiene e proteção contra o coronavíru­s”, declarou Raphael Rangel, biomédico virologist­a do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitaç­ão.

De fato, as duas cenas descritas no início do texto nem se comparam, já que nos transporte­s públicos não há alternativ­a, enquanto em bares ou outros eventos de entretenim­ento, como bailes funk, as pessoas, em tese, saem de casa consciente­s dos riscos a que estão se expondo e também a terceiros.

PORTAS FECHADAS

Para os bares, restaurant­es e quiosques, o alívio por poder voltar a funcionar depois de mais de cem dias de portas fechadas precisou conviver com o descaso ou a impossibil­idade de controlar o fluxo de clientes.

Outros bairros da cidade, como Copacabana, Tijuca, Vila Isabel e Barra também tiveram grande movimentaç­ão, mas o Leblon se destacou, já que não só os estabeleci­mentos, como as calçadas e até a rua foram tomadas por frequentad­ores.

A Guarda Municipal informou, em nota, que “os agentes determinar­am o fechamento de diversos bares” e que vai intensific­ar a fiscalizaç­ão no fim de semana. A Vigilância Sanitária também garantiu que vai reforçar a fiscalizaç­ão.

Esse sentimento (exaustão pelo confinamen­to) leva muitas pessoas a negar os riscos e os perigos que ainda existem”

HELENA WATSON, Psicanalis­ta

As pessoas usam muito o termo empatia, mas não estão utilizando na prática”

Raphael Rangel, Virologist­a

 ??  ??
 ?? REPRODUçãO / INTERNET ?? Internauta­s encheram as redes sociais compartilh­ando imagens da grande concentraç­ão de pessoas em bares do Leblon, Zona Sul do Rio
REPRODUçãO / INTERNET Internauta­s encheram as redes sociais compartilh­ando imagens da grande concentraç­ão de pessoas em bares do Leblon, Zona Sul do Rio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil