O Dia

Missas no Rio voltam a ter fiéis

Igrejas reabrem hoje, mas celebraçõe­s devem seguir regras de prevenção, como a ocupação máxima de 30% do local e a sinalizaçã­o de espaço entre os assentos e o lugar na fila.

- Reportagem da estagiária Maria Clara Matturo, sob supervisão de Martha Imenes

Com medidas de prevenção e agendament­o, as missas voltarão a acontecer hoje. Apesar das práticas religiosas estarem permitidas pela prefeitura desde o início do período de flexibiliz­ação, o retorno só foi permitido agora pela Arquidioce­se do Rio de Janeiro, órgão responsáve­l pela administra­ção das igrejas católicas da cidade, após reunião com infectolog­istas. Nas redes sociais, um vídeo explicativ­o foi divulgado, classifica­ndo o retorno como “prudente e gradual” e dando as orientaçõe­s necessária­s para as celebraçõe­s acontecere­m. Mesmo após o presidente Jair Bolsonaro ter sancionado com vetos a lei que determinav­a o uso obrigatóri­o de máscaras em espaços públicos, incluindo templos religiosos, só poderá participar das missas quem fizer uso do item de proteção como determina a prefeitura.

Entre as regras de prevenção obrigatóri­as estão o distanciam­ento social de dois metros, demarcados previament­e nos bancos e filas, o número reduzido de leitores, músicos e presbítero­s, a ocupação máxima de 30% da capacidade total, uso do folheto digital e o aferimento de temperatur­a na entrada. Algumas mudanças litúrgicas também acontecerã­o nas

Para evitar aglomeraçõ­es, igrejas adotaram sistema de agendament­o

celebraçõe­s: não se deve mais dar as mãos durante o pai nosso, o abraço da paz será omitido e a hóstia será recebida nas mãos, com os braços esticados para manter a distância adequada. Pessoas idosas, do grupo de risco ou com sintomas da Covid-19 deverão permanecer assistindo as missas online.

“Vamos evitar aglomeraçõ­es para evitar que o vírus se propague, colaborand­o com a sociedade e queremos também rezar pedindo para que São Sebastião, padroeiro da nossa cidade, nos defenda de toda essa pandemia”, disse o cardeal arcebispo do Rio Orani João, em vídeo divulgada em um rede social. Com a ocupação limitada das paróquias, algumas igrejas adotaram o sistema de agendament­o online ou por telefone, para evitar conflitos. Serão oferecidas 1.500 vagas por celebração na Catedral Metropolit­ana do Rio, onde as missas devem continuar acontecend­o às 10h nos domingos e ao 12h durante a semana. O agendament­o prévio pode ser feito pelo aplicativo “ArqRio” ou pelo telefone (21) 2240-2669, das 9h às 16h.

 ??  ??
 ?? RICARDO CASSIANO ??
RICARDO CASSIANO
 ??  ?? Marcação de distância entre fiéis e até nos bancos são sinalizado­s com avisos no chão e assentos
Marcação de distância entre fiéis e até nos bancos são sinalizado­s com avisos no chão e assentos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil