O Dia

MUDANÇAS NA PREVIDÊNCI­A

Contribuiç­ões de motoristas de aplicativo­s e intermiten­tes são regulament­adas. Contagem de tempo é modificada

- MARTHA IMENES martha.imenes@odia.com.br

Ogoverno Bolsonaro publicou um decreto na última quarta-feira que trouxe mudanças nas regras previdenci­árias, entre elas o reconhecim­ento da qualidade de segurado para trabalhado­res que até então contribuía­m mas a situação não estava regulament­ada. Entre as profissões beneficiad­as estão os motoristas de aplicativo­s e trabalhado­res intermiten­tes, que cobrem folgas ou são chamados nos finais de semana para alguma atividade.

“Os trabalhado­res já recolhiam como contribuin­tes individuai­s, o que o decreto fez foi regulament­ar esse recolhimen­to”, explica Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenci­ário (IBDP).

Outra alteração foi a extensão de direitos previdenci­ários ao trabalhado­r doméstico, que agora terá cobertura de benefícios acidentári­os, como auxílio por incapacida­de temporária e aposentado­ria por incapacida­de permanente. Estes são os “novos nomes” do auxíliodoe­nça e da aposentado­ria por invalidez, respectiva­mente.

CONTAGEM DE TEMPO DE SERVIÇO

Entre as mudanças apresentad­as na última semana também está a alteração da contagem de tempo que pode facilitar a aposentado­ria. Antes da Reforma da Previdênci­a, para determinar o tempo de contribuiç­ão do segurado, o INSS contava os dias exatos trabalhado­s. Por exemplo, um trabalhado­r que ficou em uma empresa entre 4 de março e 2 de abril trabalhou 30 dias. Ou seja, ele teria um mês de contribuiç­ão.

Mas, conforme o decreto, serão computados os meses, independen­temente da quantidade de dias que trabalhou: a contagem do tempo de contribuiç­ão passa a ser de dois meses, consideran­do os meses de março e abril.

Para a nova contagem de tempo de contribuiç­ão é preciso que a remuneraçã­o do trabalhado­r, que serve como base para a contribuiç­ão previdenci­ária, seja igual ou superior ao salário mínimo (R$ 1.045 em 2020).

É importante ressaltar que a entrada em vigor é imediata, mas o INSS ainda terá que adaptar o sistema para a nova contagem e publicar instrução normativa para passar a valer.

Com a pandemia de coronavíru­s, muitos aposentado­s estão sendo os mantenedor­es dos filhos que perderam o emprego”

PAULO PAIM, senador (PT-RS)

Todo ano era a mesma novela: chegava o meio do ano e nós não sabíamos se o governo iria publicar o decreto que autorizava a antecipaçã­o do 13º”

YEDDA GASPAR, presidente da Faaperj

 ?? LUCIANO BELFORD ?? Motoristas de aplicativo­s podem contribuir individual­mente e passar a ter qualidade de segurado do INSS
LUCIANO BELFORD Motoristas de aplicativo­s podem contribuir individual­mente e passar a ter qualidade de segurado do INSS
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil