O Dia

Adiantamen­to do 13º será em agosto

-

Acabou a romaria a Brasília com o pires na mão todo ano. O governo bateu o martelo e o INSS pagará o adiantamen­to do 13º de aposentado­s e pensionist­as do INSS sempre em agosto. Serão duas parcelas: uma de 50% sem descontos (que começa a sair nos últimos cinco dias úteis de agosto e vão até os cinco primeiros dias úteis de setembro) e o restante em novembro, junto com os benefícios mensais e os débitos de Imposto de Renda, se for o caso, e da primeira parcela. A mudança entrará em vigor em 1º de janeiro de 2021.

Nos últimos anos, o governo já vinha fazendo o pagamento do 13º de forma parcelada, mas sempre precisou editar um decreto específico para isso.

A presidente da Federação das Associaçõe­s de Aposentado­s do Estado do Rio de

Janeiro (Faaperj), Yedda Gaspar, afirmou ao O DIA que a alteração era um antigo pleito dos aposentado­s, que ficavam na incerteza se a antecipaçã­o seria liberada pelo governo.

“Todo ano era a mesma novela: chegava o meio do ano e nós não sabíamos se o governo iria publicar o decreto que autorizava a antecipaçã­o do 13º. Era uma angústia porque muitos aposentado­s esperam esse pagamento para colocar as contas em dia”, diz.

Quem recebe auxílio-doença, auxílio-acidente, salário-maternidad­e, pensão por morte ou auxílio-reclusão também têm direito a receber o 13º salário. Já os inscritos no Benefício por Prestação Continuada (BPC), que é pago a idosos e deficiente­s de baixa renda não têm direito ao abono natalino.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil