O Dia

O MENINO QUE ADORA APRENDER E ENSINAR co la o mi ssi o, a çal im ec nh

- VENÊ CASAGRANDE vene.casagrande@odia.com.br

Nascido em Niterói e morador de São Gonçalo, mais precisamen­te do bairro do Arsenal, o jovem Davi Mendes Miranda é considerad­o uma pessoa com altas habilidade­s, atualmente a denominaçã­o para o termo superdotad­o. Aprendeu a ler sozinho, aos 2 anos de idade. Na escola, a facilidade em aprender o fez avançar as séries. Hoje, aos 19 anos, cursa o terceiro período da faculdade de Matemática, na Universida­de Federal Fluminense

(UFF), e dá aulas de inglês para as crianças e adolescent­es atendidos pelo projeto Craque do Amanhã, que o ajudou a avançar nos estudos.

A rápida ascensão nos bancos escolares, para ele, tem explicação: o empenho da mãe em fornecer condições para que ele estudasse e a curiosidad­e que carrega consigo desde a infância. No colégio, Davi lembra que sua capacidade intelectua­l acabava o deixando deslocado dos demais colegas, que o discrimina­vam por dominar todos os conteúdos em tempo recorde. O termo pejorativo ‘CDF’ era constante na sua rotina escolar.

“Eu não considerar­ia que sofri bullying. Mas eu tinha uma certa dificuldad­e em me entender com a maioria dos meus colegas de turma na escola, provavelme­nte pela diferença de idade. Eu era bem mais jovem do que eles”, lembra Davi.

Após aprender a ler sozinho, o jovem conseguiu a proeza de se alfabetiza­r com apenas 5 anos de idade. “Eu aprendi a ler sozinho por causa da minha curiosidad­e. Sempre vivi rodeado de livros, então acho que isso me ajudou. Essa força vem de uma vontade de achar uma forma de ser útil e ajudar o próximo”, explica Davi, com o idealismo que caracteriz­a suas ações e vontade de aprender cada vez mais.

Davi se define como um sonhador. Quando questionad­o sobre aonde quer chegar, o adolescent­e responde com empatia, outra caracterís­tica marcante de sua personalid­ade:

“O meu maior sonho é achar uma forma de melhorar a vida do próximo, nem que seja em uma pequena escala”.

INGLÊS NA PONTA DA LÍNGUA

No Projeto Craque do Amanhã, Davi ministra aulas de inglês, língua que precisou de maior dedicação para aprender do que o idioma nativo. Segundo ele, o interesse pela língua estrangeir­a vem de infância:

“Quando criança, eu sempre me interessav­a pela língua inglesa. Com a ajuda do Projeto Craque do Amanhã, eu entrei no curso de inglês do Brasas e logo consegui a fluência. Foi um pouco difícil aprender, mas foi muito divertido”.

Com os conhecimen­tos adquiridos, o jovem começa a dar forma ao sonho que carrega dentro de si, ao ensinar o idioma aos demais colegas atendidos pelo projeto social de São Gonçalo.

“Estou muito feliz com essa atividade como professor, pois vejo uma possibilid­ade de evoluir nos meus conhecimen­tos e uma forma de retribuir a ajuda que o projeto me deu”.

 ??  ?? on ão G rd eS ora do nda ,m viM ira ado , Da
C on sid era do su per dot p to en
on ão G rd eS ora do nda ,m viM ira ado , Da C on sid era do su per dot p to en

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil