O Dia

Alerj: recursos acatados

Conselho de ética aceitou pedido de três deputados investigad­os na Furna da Onça

-

OConselho de Ética da Assembleia Legislativ­a do Rio (Alerj) avaliou ontem três recursos apresentad­os pelos deputados estaduais André Corrêa (DEM), Luiz Martins (PDT) e Marcus Vinicius (PTB) no âmbito das discussões sobre possível cassação do mandato dos cinco parlamenta­res presos na Operação Furna da Onça, em 2018. Além deles, Chiquinho da Mangueira (PSC) e Marcos Abrahão (Avante) também foram presos por supostamen­te participar­em de esquema de rachadinha na Alerj. Os deputados retomaram os mandatos em março.

Segundo a presidente do Conselho, a deputada Martha Rocha (PDT), os recursos de Corrêa e Martins pediram encaminham­ento à Comissão de Constituiç­ão de Justiça (CCJ), alegando que deveriam aguardar o resultado do processo criminal e que, como corre em segredo de Justiça, não poderia haver a preservaçã­o do sigilo, dado que o processo de cassação de mandato é realizado em audiências públicas. Os recursos foram aprovados por quatro votos a três.

O recurso de Marcus Vinicius alega que o deputado Flávio Serafini (PSOL) não poderia integrar o Conselho, já que foi sua legenda que deu início ao requerimen­to por quebra de decoro parlamenta­r. O encaminham­ento à Procurador­ia

da Alerj foi aprovado por unanimidad­e.

Agora, a Procurador­ia terá cinco dias para responder. A CCJ deverá apresentar parecer em até dez dias. Se decidir pela retirada de Serafini, o presidente André Ceciliano (PT) deverá escolher novo representa­nte.

 ?? PRISCILA RABELLO/DIVULGAçãO ?? Boa parte dos deputados votou remotament­e, ontem, na sessão da Alerj
PRISCILA RABELLO/DIVULGAçãO Boa parte dos deputados votou remotament­e, ontem, na sessão da Alerj

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil