O Dia

Herói do volante evita tragédia na pista do BRT

Uma manobra do motorista Edinaldo Felipe (foto) impediu grave acidente ontem na Barra. Uma viatura da PM invadiu o corredor exclusivo, e o piloto conseguiu desviar a tempo. Quinze passageiro­s tiveram ferimentos leves.

- BERNARDO COSTA bernardo.costa@odia.com.br

Um colisão entre um ônibus articulado do BRT e uma viatura da PM, na manhã de ontem, na Barra da Tijuca, deixou ao menos 15 passageiro­s feridos. A informação é do Corpo de Bombeiros, que foi acionado para a ocorrência às 9h15. O acidente foi na Estação Interlagos, onde os militares prestaram socorro às vítimas, que tiveram ferimentos leves: oito foram levadas para o Hospital Lourenço Jorge e uma mulher grávida foi socorrida para a Maternidad­e Leila Diniz. Os demais, segundo a corporação, foram atendidos no local e liberados.

Segundo a PM, uma viatura do 31º BPM (Recreio dos Bandeirant­es) cruzava a faixa do BRT, no sentido Alvorada, para acessar um espaço livre no vão central entre as duas pistas — onde ficaria baseada para policiamen­to — exatamente no momento em que o ônibus se aproximava. O motorista do BRT atingiu a viatura, perdeu o controle e acabou invadindo a estação, que ficou parcialmen­te destruída. O ponto agora está interditad­o.

“A mulher grávida estava do meu lado. Quando houve a pancada, tentei segurá-la, mas nós dois fomos jogados pra frente. Tentei me segurar e acabei machucando meu braço”, disse Reginaldo Teixeira, de 42 anos, que estava a caminho de uma entrevista de emprego na função de auxiliar de serviços gerais. “Meu receio agora é perder a vaga”, completou.

De acordo com os passageiro­s, o ônibus estava lotado, com todos os bancos ocupados e pessoas em pé. Segundo Reginaldo, havia “muitos mais do que 100 pessoas no ônibus”. “O veículo é da linha Santa Cruz-Alvorada, a mais cheia do BRT. Eu mesmo estava sentado de forma improvisad­a numa estrutura acima do pneu dianteiro”, contou ele.

O Consórcio BRT, no entanto, afirmou que havia cerca de 60 pessoas no veículo no momento do acidente. Já a Secretaria­m Municipal de Transporte­s (SMTR) avisou que o ônibus articulado transporta­va cerca de 50 passageiro­s.

Também ferida no acidente, a técnica de enfermagem Soraia Cristina, de 42 anos, conta que havia acabo de sentar quando houve a colisão. “A parte da frente do ônibus subia e descia como se fosse uma montanha russa. Fui jogada pra frente e me segurei com toda a força que tinha. Agora, meu corpo todo dói”, disse ela, que mancava do pé esquerdo.

“Foi horrível! Muita gritaria, pessoas caindo por cima das outras, gente desmaiada...”, disse a recepcioni­sta Gabrielle Silva, de 22 anos, que também saiu ferida. “Não consigo mexer meu braço. Dói muito”, reclamou.

 ?? RICARDO CASSIANO ??
RICARDO CASSIANO
 ??  ??
 ??  ?? Para desviar do carro da PM, motorista invadiu a Estação Interlagos, na Barra da Tijuca. Só um ferido ainda internado
Para desviar do carro da PM, motorista invadiu a Estação Interlagos, na Barra da Tijuca. Só um ferido ainda internado
 ?? FOTOS RICARDO CASSIANO ?? Falta de atenção do condutor do carro da PM (à esquerda) pode ter causado acidente
FOTOS RICARDO CASSIANO Falta de atenção do condutor do carro da PM (à esquerda) pode ter causado acidente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil