O Dia

Alerj escolhe os deputados para integrar o Tribunal Misto

Parlamenta­res e magistrado­s julgarão impeachmen­t de Witzel

- Reportagem da estagiária Julia Noia, sob supervisão de Luana Dandara

A Alerj definiu, ontem, os cinco parlamenta­res que vão integrar o Tribunal Misto no processo de impeachmen­t do governador afastado Wilson Witzel (PSC), no Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ). Os deputados Alexandre Freitas (Novo), Carlos Macedo (Republican­os), Chico Machado (PSD), Dani Monteiro (PSOL) e Waldeck Carneiro (PT) irão atuar juntamente com os cinco desembarga­dores sorteados no TJ, na segunda-feira.

Além dos cinco parlamenta­res mais votados, os deputados Alana Passos (PSL), Anderson Moraes (PSL), Filippe Poubel (PSL) e Renan Ferreirinh­a (PSB) também se candidatar­am. Dos 70 deputados, apenas três não comparecer­am à votação: Dionísio Lins (PP); Martha Rocha (PDT), que está de licença; e João Peixoto (DC), internado por covid-19. Dentre os presentes, foram registrada­s 8 abstenções, sendo 5 de André Ceciliano (PT), presidente da Casa; duas de Marcos Abrahão (Avante); e uma de Flávio Serafini (PSOL).

IMPEACHMEN­T NO TJ

Os deputados aprovaram, por unanimidad­e, o afastament­o do governador Wilson Witzel (PSC) no âmbito do processo de impeachmen­t, na quartafeir­a,

Para aprovar a denúncia, o Tribunal Misto precisará de seis dos 10 votos de seus integrante­s

dia 23. Com 69 votos a 0 - o mesmo placar que garantiu a abertura do processo de impeachmen­t, em junho. Agora, as discussões serão realizadas em tribunal misto, composto por cinco parlamenta­res e cnco magistrado­s.

O Tribunal Misto terá até 120 dias para decidir se dará continuida­de à denúncia, aprovada na Alerj, e que deverá ser acatada por maioria qualificad­a, ou seja, por ao menos seis dos 10 integrante­s. Caso haja empate, o voto de minerva cabe ao presidente do TJ, o desembarga­dor Cláudio de Mello Tavares. Se a denúncia for aprovada pelo Tribunal Misto, Witzel ficará afastado por mais 180 dias.

 ?? ESTEFAN RADOVICZ ?? Deputados aprovaram o afastament­o do governador em sessão realizada no dia 23, na Alerj
ESTEFAN RADOVICZ Deputados aprovaram o afastament­o do governador em sessão realizada no dia 23, na Alerj

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil