O Dia

Incêndio de grandes proporções atinge Ibitipoca

Parque Estadual em Lima Duarte (MG), na Zona da Mata, teve extensa área destruída; as chamas devem ser apagadas até hoje

-

Um incêndio de grandes proporções já destruiu uma extensa área do Parque Estadual de Ibitipoca, em Lima Duarte (MG), na Zona da Mata, a cerca de 300 quilômetro­s de Belo Horizonte.

Segundo o Instituto Estadual de Florestas (IEF), autarquia responsáve­l por administra­r a unidade de conservaçã­o, o fogo começou na tarde do último domingo, em uma área próxima ao parque. As chamas se espalharam rapidament­e e, na segunda-feira, atingiram a unidade.

Há três dias, bombeiros, brigadista­s, voluntário­s e servidores do parque estadual tentam controlar a situação e apagar as labaredas que se propagam pela vegetação seca.

Ao todo, 75 pessoas estão participan­do da ação de combate ao fogo, que conta com o apoio de um helicópter­o do Corpo de Bombeiros.

VISITAS SÃO SUSPENSAS

Devido ao incêndio, o IEF suspendeu a reabertura do parque às visitações. Após seis meses fechado ao público em função das medidas adotadas devido à pandemia da covid-19, as visitas seriam retomadas nesta quarta-feira. Em nota, o instituto estadual afirma que a nova data para reabrir será anunciada assim que o fogo estiver apagado e a situação normalizad­a.

As causas e a área total queimada ainda serão apuradas. A expectativ­a do IEF é que as chamas sejam apagadas até hoje.

Coberto pela Mata Atlântica, o Parque Estadual de Ibitipoca é um dos mais visitados em Minas Gerais e uma das principais atrações turísticas da Zona da Mata, possuindo vários córregos e riachos com atrativos como piscinas naturais e cachoeiras.

Segundo o IEF, a região abriga espécies ameaçadas de extinção como a onça parda, o lobo-guará e o primata sauá.

 ?? JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL ?? Por causa do incêndio, a reabertura do parque está suspensa
JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL Por causa do incêndio, a reabertura do parque está suspensa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil