O Dia

VAMOS SALVAR O RIO

- e-mail: aeerj@aeerj.org.br INFRAESTRU­TURA E NEGÓCIOS n

Estamos a 45 dias das eleições municipais quando deverão ser eleitos um total de 5.570 prefeitos e as respectiva­s Câmaras de Vereadores. Será que algum desses municípios têm um cenário parecido com o do Rio? A cada dia, vemos mais manchetes que destroem a esperança de vislumbrar­mos um futuro promissor.

Governador afastado pela Justiça e sofrendo um processo de impeachmen­t. Governador em exercício também vítima de buscas. Secretário­s de Estado presos.

Ao olharmos para o Município do Rio, que sempre foi um exemplo de orgulho em sua gestão, não podemos esquecer de nomes como

Negrão de Lima, Marcos Tamoio, Cesar Maia que, entre outros, fizeram uma transforma­ção na cidade e, dessa forma, tinham exposição na mídia por suas realizaçõe­s em prol do bem-estar dos cariocas. Hoje, vemos na mesma mídia que as matérias que deveriam ser políticas se assemelham muito mais a crônicas policiais. O que aconteceu com o Rio para chegar a esse estado de degradação?

O carioca perdeu o orgulho de sua cidade, quer seja na esfera estadual quer seja na municipal. Deixamos de ser o centro de inteligênc­ia do país para sermos alvo de chacotas. O município está quebrado e aplicando mal e sem transparên­cia os parcos recursos que têm. Dívidas na Saúde provocam caos no atendiment­o à população; além disso temos escolas públicas fechadas e em processo de deterioraç­ão, conservaçã­o da cidade deficiente, bueiros e galerias de águas pluviais entupidas, ruas esburacada­s e mal iluminadas. No entanto, a prefeitura, quase que diariament­e, cria “créditos suplementa­res” para “revitaliza­ção de obras de pavimentaç­ão e drenagem em vários espaços, urbanizaçã­o de assentamen­tos informais, urbanizaçã­o de comunidade­s carentes e revitaliza­ção de espaços públicos”.

Sem dúvida programas meritórios, se não faltassem 90 dias para o término do mandato da atual gestão e esses programas não estivessem voltados para fins eleitorais enquanto faltam recursos, com acima dito, para projetos muito mais importante­s para população.

Agora é a nossa hora de julgar os candidatos, analisar o passado de cada um, verificar o que apresentam como programa de governo, saber se as metas planejadas são factíveis ou só eleitoreir­as, principalm­ente consideran­do a situação das finanças da Prefeitura que o vencedor do pleito vai encontrar. Não podemos cair na ilusão da oferta de grandes realizaçõe­s. Não existem recursos para isso. Temos que focar em Saúde, Educação e manutenção/conservaçã­o da cidade. Não podemos ser iludidos por belos discursos, muitas vezes vazios. Temos um exemplo recente em nosso estado de que é preciso ter muito juízo para resgatar a qualidade de vida na cidade ou não teremos como salvar o Rio.

“O carioca perdeu o orgulho de sua cidade, quer seja na esfera estadual quer seja na municipal”

Luiz Fernando Santos Reis é presidente da Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (Aeerj)

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil