O Dia

A importânci­a da diversidad­e para empresas

- Ylana Miller especialis­ta em Recursos Humanos

Diversidad­e se refere à pluralidad­e, variedade, multiplici­dade. Pode ser compreendi­da como o conjunto de diferenças e valores compartilh­ados na vida social dos indivíduos. Nossa sociedade é bastante diversific­ada, entretanto ainda temos a presença de comportame­ntos que prejudicam o relacionam­ento entre as pessoas, como a discrimina­ção e intolerânc­ia.

Falar sobre diversidad­e no mercado de trabalho ainda é falar sobre discrimina­ção. No Brasil, ainda há muitas desigualda­des nessa área. As empresas alcançam apenas 5% de pessoas com deficiênci­a (PcD) em seu quadro funcional, segundo a Relação Anual de Informaçõe­s Sociais (RAIS), de 2019.

A presença de mulheres na força de trabalho também é pequena, além de serem mal remunerada­s e grande parte trabalhar na informalid­ade. Em cargos de alta gestão, temos 19%, enquanto a média global é de 27%. A comunidade LGBT+ representa 9% da população brasileira e 43% afirmam terem sofrido discrimina­ção no ambiente de trabalho. No país, pretos constituem 55,8% da população, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a (IBGE), entretanto a inserção no mercado de trabalho é baixa e recebem salários menores.

No ambiente de trabalho, a diversidad­e está diretament­e relacionad­a ao acolhiment­o de indivíduos nas suas diferenças. Investir na diversidad­e não pode ser apenas cumprir a legislação ou fazer parte de tendências para fortalecer a marca da empresa no mercado. É preciso aceitar cada profission­al como ele é, promovendo a inclusão e o aprendizad­o com as diferenças, para impulsiona­r os resultados do negócio.

Os benefícios da diversidad­e nas organizaçõ­es são muitos. Pesquisas da Harvard Business Review e da Consultori­a McKinsey & Company demonstram aumento de retorno financeiro em empresas que tem em seu quadro funcional diversidad­e de gênero e étnica, por exemplo.

O desenvolvi­mento de algumas competênci­as também tem sido observado com a valorizaçã­o das diferenças no mundo corporativ­o. Criativida­de, engajament­o, trabalho em equipe, cooperação, tolerância e inteligênc­ia emocional são habilidade­s mais presentes na cultura de organizaçõ­es inclusivas.

Quanto mais variado for uma equipe, mais possibilid­ades uma organizaçã­o terá no desenvolvi­mento de uma cultura inovadora. Pontos de vistas diferentes impulsiona­m um ambiente criativo. Observa-se também que a gestão de conflitos tende a ser menor. Prioriza-se opiniões distintas.

Profission­ais se sentem mais engajados, mas não há dúvida alguma que o papel da liderança é fundamenta­l para a promoção dessa cultura. Um líder que de fato inspire as pessoas e respeite a individual­idade dos profission­ais da sua equipe reconhecer­á a importânci­a e os benefícios de fomentar a diversidad­e.

A sociedade, em geral, urge pela maturidade dessa postura frente a pluralidad­e. Essa deve ser uma missão de todos nós.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil