O Dia

POVO QUER SAÚDE EM FRIBURGO

Ampliação de vagas em unidade municipal e conclusão do Hospital do Câncer são demandas urgentes na cidade

- PAULA VALVIESSE redacao@odia.com.br

Nova Friburgo é uma das principais cidades da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, com uma população estimada em 191.158 habitantes, segundo o IBGE. Suas principais forças econômicas estão no setor industrial, com os polos metalmecân­ico e têxtil, sendo considerad­a a capital da moda índo estado; além de produção agrícola e turismo.

O comércio também é um setor muito forte no município, conhecido como ‘Suíça Brasileira’, sendo a principal cidade do centro-norte fluminense e destino de compras dos moradores dos 12 municípios vizinhos, embora a pandemia tenha provocado estragos. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desemprega­dos, somente no mês de julho o município perdeu mais de dois mil postos de trabalho.

Entre as principais demandas da população, a Saúde é tema recorrente. Desde a ampliação de vagas no Hospital Municipal Raul Sertã, até a conclusão das obras do Hospital do Câncer. Durante a pandemia, o município chegou a ser contemplad­o com o hospital de campanha, mas a unidade nunca chegou a funcionar.

Há cobranças recorrente­s da população, também, sobre a sitima tuação do transporte público, que está sem contrato de concessão desde 2018; além da necessidad­e de pavimentaç­ão e manutenção de vias, inclusive em trechos da RJ-116 e RJ-142.

PERFIL ELEITORAL

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Nova Friburgo tem 151.502 eleitores aptos a votar. Desses, 47,1% são homens e 52,9%, mulheres.

Para as eleições municipais deste ano, foram recebidos pelo TSE 590 pedidos de candidatur­as, sendo 556 para o cargo de vereador, que tem 21 cadeiras na Câmara Municipal, e 16 para o cargo de prefeito. Do total, apenas 18 candidatos tentam a reeleição e a maioria é de homens (66,8%).

Nas eleições anteriores, entre 2008 e 2016, o município teve no máximo seis candidatos à prefeitura.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil