O Dia

Biometria não será utilizada nestas eleições

-

Pandemia, fake news e dúvidas sobre o dia das eleições. Esses foram os principais destaques da entrevista exclusiva feita pelo jornal O DIA com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio, Cláudio Brandão.

Em live conduzida pelo colunista político do jornal, Sidney Rezende, o desembarga­dor destacou que, por questões sanitárias, o registro biométrico não será utilizado nestas eleições.

“O registro biométrico é muito importante, mas ele não será utilizado este ano. E há uma justificat­iva: a saúde do eleitor. Com isso, no dia da votação, o eleitor deve levar o e-título ou o documento de identidade com foto”, afirmou.

Brandão reforçou ainda que o horário de votação será de 7h às 17h. Entre 7h e 10h, o horário será preferenci­al aos idosos, ou seja, eleitores acima de 60 anos. Vale ressaltar que não será exclusivo aos idosos, será preferenci­al.

Além de dúvidas sobre o dia da votação, o presidente do TRE também fez questão de alertar sobre as fake news. Ele afirmou ser fundamenta­l que o eleitor passe a ter uma visão crítica, a partir de qualquer tipo de informação que receba, principalm­ente em época de eleição. “Imagina se eu recebo por WhatsApp uma informação relacionad­a a um candidato que eu sei que é falsa. Se o candidato mente para mim, em uma rede social, vai mentir no exercício do mandato. É preciso que o eleitor no Brasil desenvolva uma visão crítica em relação às notícias falsas”, afirmou.

Por fim, o desembarga­dor destacou ser muito importante que os candidatos e apoiadores levem em consideraç­ão a questão da pandemia na hora de fazer propaganda eleitoral nas ruas. “As pessoas precisam pensar bastante nesse tipo de propaganda, que pode ter contato ou aglomeraçã­o”, concluiu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil