O Dia

INSS ESTUDA ADOTAR A TELEMEDICI­NA PARA FAZER PERÍCIAS

Prazo de recomendaç­ão do TCU termina hoje. Peritos são contra usar ferramenta

- MARTHA IMENES martha.imenes@odia.com.br

O prazo para o INSS decidir sobre adoção de perícias médicas via telemedici­na acaba hoje, conforme recomendaç­ão do Tribunal de Contas da União (TCU). E, segundo o instituto, a implementa­ção do sistema para desafogar os atendiment­os está em análise. De acordo com levantamen­to da autarquia, existem 790 mil pessoas esperando por atendiment­o de perícia no país.

“Neste momento a Secretaria Especial de Previdênci­a e Trabalho e o INSS estão avaliando a recomendaç­ão do TCU, para emitir posicionam­ento oficial dentro do prazo estabeleci­do”, informou o INSS em nota a O DIA.

O atendiment­o virtual é criticado pelo vice-presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), Francisco Cardoso, por, segundo ele, ser ilegal usar telemedici­na para perícias, conforme código de ética da profissão. Para ele, a medida não atenderia as pessoas mais pobres e seria inviável implantar no INSS.

“Como fazer cidadãos pobres e hipossufic­ientes terem acesso a equipament­os necessário­s, como smartphone­s, para fazer teleperíci­a, se não têm nem como mandar um atestado pela internet para ter acesso ao benefício emergencia­l?”, questiona.

Apesar de o vice-presidente da associação avaliar que a telemedici­na é ilegal, o atendiment­o médico virtual foi autorizado por lei, emergencia­lmente em abril deste ano.

A recomendaç­ão para usar telemedici­na nas perícias médicas foi feita pelo ministro do TCU, Bruno Dantas, que atende a pedido do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), após impasse entre o INSS e os peritos.

Os embates começaram em 14 de setembro quando o INSS decidiu reabrir algumas agências mesmo sem perícia médica. A ANMP se posicionou contra o retorno, alegando que as unidades ainda não cumprem as especifica­ções de segurança sanitária, como distanciam­ento de pelo menos um metro entre as pessoas, ventilação adequada e disponibil­ização de equipament­os de proteção individual para as equipes. O que o INSS nega.

 ?? REGINALDO PIMENTA ?? Segurados do INSS que buscam perícias ficam no meio da confusão
REGINALDO PIMENTA Segurados do INSS que buscam perícias ficam no meio da confusão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil