O Dia

‘A gente pode ter Réveillon e Carnaval’

Eduardo Paes mostra otimismo ao anunciar a publicação na próxima semana de decreto com protocolos rígidos para o retorno de grandes eventos na cidade.

-

Oprefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou ontem que será publicado no início da próxima semana decreto com protocolos para o retorno de eventos na cidade. De acordo com Paes, se o planejamen­to do calendário para imunizar toda a população acima de 18 anos até o dia 28 de outubro, divulgado esta semana, for cumprido, será possível o retorno do Carnaval e do Réveillon na cidade. O prefeito reforçou que todos os protocolos de segurança devem ser seguidos para garantir que o retorno das atividades seja feito de maneira segura.

“Essa é uma decisão já tomada, falta acertar detalhes. Muito provavelme­nte na segunda-feira ou na terça, nós vamos publicar decreto em que estabelece­mos a possibilid­ade da volta de realização de eventos com uma série de protocolos”, afirmou Paes durante a divulgação do 19° Boletim Epidemioló­gico do Rio, que mostrou a redução do número de casos, apesar do município ter alcançado a marca de 25 mil óbitos.

“Quando olhamos esse quadro, se eu pudesse definir em uma frase, é que vamos ter Carnaval. Chegando nestas condições, a gente pode ter Réveillon, pode ter Carnaval, as pessoas podem voltar a se abraçar. É o objetivo”, afirmou.

Paes citou protocolos que as empresas de eventos devem seguir, e mencionou que podem ser flexibiliz­ados na medida que a vacinação avançar.

“Será possível realizar eventos desde que as pessoas sejam testadas, nesse teste mais rápido no dia da realização da festividad­e. E depois, retestadas um período depois. Nesse primeiro momento haverá um conjunto de regras, e a medida que a imunização avance, as regras podem flexibiliz­ar, mas o decreto deve estabelece­r parâmetros bem claros para que algumas atividades possam retornar com segurança. Temos discutido muito com a indústria de eventos e podemos publicar essa medida”, disse.

O prefeito afirmou que o anúncio do novo calendário permite previsibil­idade e simboliza postura transparen­te por parte do poder público.

“Esse calendário foi discutido à exaustão. É possível, não é uma visão otimista, mas até conservado­ra. A nossa capacidade de vacinar é muito maior do que essa, estamos colocando três dias por idade, vacina vindo, nós vamos embora”, avaliou.

O prefeito Eduardo Paes disse que está conversand­o com a Secretaria de Saúde para alinhar os últimos detalhes do novo decreto e mencionou que se trata de uma discussão técnica.

"Vamos publicar decreto em que estabelece­mos a possibilid­ade da volta de realização de eventos com uma série de protocolos

EDUARDO PAES, prefeito

"Diante desse quadro, se eu pudesse definir em uma frase, é que vamos ter Carnaval e Réveillon”

EDUARDO PAES, prefeito

 ??  ??
 ?? FABIO MOTTA ?? Eduardo Paes: “Temos discutido muito com a indústria de eventos e podemos publicar
essa medida”
FABIO MOTTA Eduardo Paes: “Temos discutido muito com a indústria de eventos e podemos publicar essa medida”
 ?? DIVULGAÇÃO ?? Professore­s levaram cruzes para simbolizar óbitos por covid-19 na categoria após a reabertura das escolas
DIVULGAÇÃO Professore­s levaram cruzes para simbolizar óbitos por covid-19 na categoria após a reabertura das escolas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil