O Dia

BRASIL, P. 11 Maioria do STF vota pela realização do Censo Demográfic­o em 2022

Grande parte dos ministros seguiu o entendimen­to de Gilmar Mendes

-

OSupremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para obrigar o governo federal a realizar o Censo Demográfic­o no ano que vem. Até agora, foram totalizado­s seis votos para que o levantamen­to só seja executado em 2022.

No plenário, os ministros julgaram uma decisão individual de Marco Aurélio Mello, que determinou a adoção de medidas necessária­s para a garantia do Censo.

Entretanto, os ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Rosa Weber e Dias Toffoli acompanhar­am a divergênci­a aberta por Gilmar Mendes, que votou pela realização da pesquisa no ano que vem.

Segundo o ministro, o Censo em 2022 vai evitar dificuldad­es na contrataçã­o dos recenseado­res, problema que teria neste ano por causa da pandemia de covid-19 que perdura no país com alto número de casos e mortes. A decisão da maioria derruba o entendimen­to do relator Marco Aurélio que havia determinad­o no mês passado a realização de todas as medidas voltadas à realização do Censo de 2021.

O caso chegou ao STF por

O IBGE afirmou que já está trabalhand­o em um plano para levar o Censo a campo em 2022

uma ação do estado do Maranhão. No pedido, representa­ntes do estado nordestino alegaram que a falta da pesquisa sobre a população brasileira poderia provocar consequênc­ias na divisão de receitas tributária­s e trazer prejuízos para as estatístic­as do país, além de ferir a Constituiç­ão brasileira.

No mês passado, o governo federal confirmou a impossibil­idade da realização do Censo neste ano por falta de recursos dentro do orçamento de 2021, ato da pesquisa em 2021.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­as (IBGE) afirmou que já está trabalhand­o em um plano para levar o Censo Demográfic­o a campo em 2022, de forma a cumprir a decisão da maioria dos ministros STF. Questionad­o pela reportagem do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, o IBGE não informou sobre o novo cronograma nem sobre o cancelamen­to do concurso em aberto para a contrataçã­o de mais de 200 mil trabalhado­res temporário­s que atuariam no levantamen­to este ano.

 ??  ?? O Censo, conduzido pelo IBGE, deveria ter sido realizado em 2020, mas foi adiado por conta da pandemia
O Censo, conduzido pelo IBGE, deveria ter sido realizado em 2020, mas foi adiado por conta da pandemia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil