O Dia

PAES ANUNCIA TODOS CARIOCAS VACINADOS ATÉ NOVEMBRO

Calendário foi adiantado em 12 dias e em 34, todos os cariocas vão ter recebido pelo menos a primeira dose. Variante Delta já circula pela cidade

- YURI EIRAS

Aprefeitur­a do Rio antecipou mais uma vez o calendário de vacinação contra a covid-19. Dessa vez, o calendário foi adiantado em 12 dias, terminando a imunização de toda a população adulta em 18 de agosto. Em 34 dias, todos os cariocas vão ter recebido pelo menos a primeira dose de alguma das vacinas contra a doença. Até o momento, o Rio vacinou 3.440.133 pessoas, um equivalent­e a 68% da população. A expectativ­a é de que até 14 de novembro, toda a cidade esteja vacinada.

Na transmissã­o, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que adolescent­e também vão ser beneficiad­os com a antecipaçã­o. O grupo, que contempla idades entre 12 e 17 anos, vai receber a primeira dose da vacina da Pfizer a partir de 23 de agosto.

“Do final de agosto até a segunda semana de setembro, adolescent­es serão vacinados contra a covid-19 na cidade do Rio. A nova etapa da campanha começa em 23 e 24 de agosto, quando jovens de 17 anos receberão a vacina”, explicou o secretário de saúde.

Já as doses de reforço para os idosos vão passar a ser oferecidas no mês de outubro. “É uma decisão super importante, mas está em discussão. É uma população que tem mais dificuldad­e para produzir anticorpos. Ainda está em análise, mas é importante que a gente se planeje”, declarou o secretário.

VARIANTE DELTA

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, confirmou que os dois casos de infeção pela variante Delta na capital foram transmissõ­es locais, de pessoas que não foram infectadas em viagens, nem tiveram contato com recém chegados outros países e estados. Os dois cariocas confirmado­s têm 27 e 30 anos e moram em Vila Isabel e em Paquetá. A nova cepa já circula pela cidade, e o foco atual da secretaria, agora, é mapear e testar as pessoas com quem os infectados tiveram contato: são 40 monitorado­s, ao todo, 20 de cada caso. Os dois cariocas tiveram sintomas leves e já estão liberados do isolamento. O grupo monitorado que teve contato com eles será testado e genotipado.

“A variante Delta já está circulando na cidade. Esses casos foram de sintomas leves, já estão curados, mas estamos monitorand­o quem teve contato”.

O estado do Rio de Janeiro soma cinco casos da variante Delta. O primeiro foi em maio, de um morador de Campos. Seropédica e São João de Meriti têm um caso cada um.

 ?? DIVULGAÇÃO/SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ??
DIVULGAÇÃO/SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
 ??  ?? Novo calendário
de vacinação contra a covid-19
divulgado na noite de ontem pela Prefeitura
do Rio
Novo calendário de vacinação contra a covid-19 divulgado na noite de ontem pela Prefeitura do Rio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil