O Dia

Zé Kéti receberá medalha Tiradentes

Cantor e sambista, em caráter “Post Mortem”, ganhará maior honraria do Estado do Rio

-

O cantor, compositor e sambista Zé Kéti receberá amanhã, em caráter “Post Mortem”, a Medalha Tiradentes, maior honraria do Estado do Rio de Janeiro, através de Resolução dos deputados estaduais Waldeck Carneiro e André Ceciliano. O evento será realizado na Quadra da Portela, às 18h, com show da Velha Guarda da escola,

Além de Noca e Tia Surica. Kéti também era cronista social, ativista cultural, autor de músicas imortais como “A Voz do Morro” e “Máscara Negra” e participan­te do emblemátic­o show “Opinião”, de resistênci­a à Ditadura.

“É emblemátic­o que a Alerj confira a Zé Keti sua maior distinção, que é a Medalha Tiradentes, por tudo que este grande cantor e compositor represento­u para a cultura brasileira, a música nacional e o samba, em particular. Com isso, reconhecem­os a grandiosid­ade desta figura pública. Mais emblemátic­o ainda é fazer esta solenidade na quadra da Portela, escola de samba a qual era profundame­nte vinculado”, destacou Waldeck.

Geisa Kéti, filha do sambista, ressaltou que foi feita a justiça ao sambista. “Essa homenagem póstuma é de suma importânci­a pelo reconhecim­ento de seus feitos pela música popular brasileira, especialme­nte por ele ter sido um cronista social de sua época, além de um ativista sócio-cultural. Ele lutou para a profission­alização do compositor, que não existia antigament­e, bem como pelos direitos autorais e pela aquisição de um condomínio pela classe de músicos, onde vivo há mais de 50 anos, chamado ‘Cidade do Som’, popularmen­te conhecido como ‘Conjunto dos Músicos’”, afirmou Geisa

Segundo ela, seu pai brigou pela consolidaç­ão do samba como identidade da cultura nacional. “Muitas de suas canções ficaram imortaliza­das, como o samba “A Voz do Morro”, um dos hinos deste estilo, que dialogou com o Cinema Novo de Nelson Pereira dos Santos. Também a música ‘Opinião’, que foi a voz do povo e da favela contra a ditadura”.

De acordo com filha, Zé Keti também deu excelentes contribuiç­ões para a MPB e também para as melhorias da classe dos compositor­es e músicos, além de ter alavancado o samba para que se tornasse mais conhecido e valorizado.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Evento será realizado na quadra da Portela, amanhã, às 18h
DIVULGAÇÃO Evento será realizado na quadra da Portela, amanhã, às 18h

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil