O Dia

Encontro é grande projeto para o RJ

- Vinicius Farah sec est Desen Econ, Energia e Relações Inter do Governo

Após o sucesso do primeiro evento, realizado em Itaboraí, e que teve como foco o potencial de atração de investimen­tos e geração de emprego do Polo GasLub (antigo Comperj), o município de Macaé, no Norte Fluminense, recebeu o Encontro para o Desenvolvi­mento Regional promovido pela Secretaria de Desenvolvi­mento Econômico do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Este é um grande projeto para o Estado do Rio de Janeiro, com um dia inteiro de reuniões e troca de experiênci­as entre os municípios. Esta é uma oportunida­de única para debater vocações, oportunida­des e desafios dos municípios com o objetivo de elaborar agendas estratégic­as de desenvolvi­mento para os municípios.

Além disso, mais de 100 pequenas e médias empresas fornecedor­as fluminense­s se inscrevera­m para a Rodada de Negócios do Compra RJ. Petrobras, Porto do Açu, GNA, Perenco, Trident, Modec, Grupo Barcelos e Aeroporto de Macaé são algumas das empresas que confirmara­m presença no evento. Também participar­am os setores de compras das prefeitura­s de Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra. Essa é uma forma de valorizar o empreended­or local e aquecer a Economia do Norte Fluminense.

Na Região Norte está localizado o Porto do Açu. Maior investimen­to privado na América Latina, ele é do parque termelétri­co da GNA e vem abrindo o horizonte para uma infinidade de novos projetos para o estado, de fábricas de fertilizan­tes à energia solar e eólica, além de investimen­tos de diversas petroleira­s. O gás natural é certamente é uma das vocações, com grandes oportunida­des. O Encontro justamente para identifica­r novas oportunida­des e os gargalos para o desenvolvi­mento pleno da região.

O papel do governo é o de mobilizado­r dos diversos atores de desenvolvi­mento, de empresário­s a gestores públicos, e promover a melhoria do ambiente de negócios. O reaquecime­nto da Economia fluminense é uma realidade, fruto do compromiss­o do governador Cláudio Castro com a desburocra­tização, a transparên­cia, o fortalecim­ento das vocações setoriais e o apoio ao empreended­orismo e à inovação.

Seguimos trabalhand­o por um estado cada vez mais forte economicam­ente, em todas as regiões, e, pelos resultados do trabalho realizado até o momento, estou seguro de que estamos no caminho certo.

“O papel do governo é o de mobilizado­r dos diversos atores de desenvolvi­mento, de empresário­s a gestores públicos, e promover a melhoria do ambiente de negócios”

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil