O Dia

VÍDEO É MANIPULADO PARA INSERIR OFENSA

O trecho do depoimento de Dona Buruca, como é conhecida a trabalhado­ra rural, foi editado para divulgar uma mentira: ela xingando o ex-presidente Lula, em Serra Talhada, Pernambuco

-

Éfalso que uma mulher tenha xingado o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante evento de pré-campanha, no dia 20 de julho, em Serra Talhada, Pernambuco. O trecho do depoimento de Dona Buruca, como é conhecida a trabalhado­ra rural, foi manipulado para divulgar uma mentira. Na verdade, ela agradece ao ex-presidente e diz que o povo está lhe pedindo socorro.

Conteúdo investigad­o: Vídeo em que uma mulher aparece ao lado de Lula, no palco de um evento, e diz: “Lula, vai tomar no *”. O vídeo é acompanhad­o pela legenda: “Que fofa! Olha o que ela disse para o Lula”, e tem inserção de um emoji dando gargalhada, da imagem do atual presidente Jair Bolsonaro sorrindo e a inscrição da interjeiçã­o “putz” grafada com “s”.

Onde foi publicado: Shorts do YouTube, Twitter e TikTok.

Conclusão do Comprova: É falso o vídeo em que uma mulher, identifica­da como a trabalhado­ra rural Dona Buruca, aparece xingando Lula durante um evento político. O conteúdo original foi manipulado com a inserção de uma frase não dita por ela. É possível perceber, inclusive, diferenças entre as vozes da trabalhado­ra rural e a que profere a sentença ofensiva.

A conclusão de ter havido edição para divulgar uma mentira também é perceptíve­l na análise do conteúdo original, que pode ser conferido na transmissã­o ao vivo do evento, que aconteceu no dia 20 de julho, em Serra Talhada, em Pernambuco (Poder360, Jornal do Commercio de Pernambuco), e em postagens nas contas de Lula no Twitter e da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, no Facebook.

Falso, para o Comprova, é o conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significad­o original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.

Alcance da publicação: Até o dia 6 de setembro, a postagem no shorts do YouTube teve cerca de 2 milhões de visualizaç­ões, 54 mil curtidas e 5,1 mil comentário­s. O compartilh­amento alcançou outras redes, com maior ou menor grau de visualizaç­ão. Somente em um perfil no TikTok, havia mais de 273 mil curtidas e 144 mil compartilh­amentos.

O que diz o autor da publicação: Não há informaçõe­s de contato na página que divulgou o vídeo falso no YouTube, nem foi localizado o perfil em outras redes sociais.

Como verificamo­s: O Comprova fez contato com a assessoria de imprensa de Lula, que encaminhou o vídeo original e informou que ele foi gravado durante evento em Serra Talhada, em Pernambuco, no dia 20 de julho. Em seguida, o Comprova fez buscas na internet e consultou reportagen­s sobre a cobertura da cerimônia publicadas por veículos de imprensa, que confirmara­m as informaçõe­s repassadas pela equipe do ex-presidente e atual candidato à presidênci­a da República.

O Comprova inseriu o link com o vídeo falso na plataforma InVID e constatou, numa busca reversa na internet, a partir de frames do vídeo, que o conteúdo manipulado foi postado também no Twitter e no TikTok.

VOCÊ SABIA O Comprova investiga conteúdos suspeitos que tenham viralizado sobre a pandemia, políticas públicas do governo federal e eleições presidenci­ais

VISITAS EM PERNAMBUCO

Lula e Geraldo Alckmin (PSB), candidato a vice na chapa do petista, percorrera­m três cidades de Pernambuco nos dias 20 e 21 de julho. Em Serra Talhada, estiveram no dia 20 para realização de ato de pré-campanha na Antiga Estação Ferroviári­a da cidade. Na ocasião, antes do pronunciam­ento de Lula e demais autoridade­s presentes no evento, uma trabalhado­ra rural, conhecida como Dona Buruca, deu seu depoimento.

É possível constatar, no vídeo manipulado, que a voz que profere a ofensa é diferente da de Dona Buruca: outro indicativo de que o conteúdo foi editado para divulgar uma mentira.

O Comprova investiga conteúdos suspeitos que viralizam na internet relacionad­os às eleições presidenci­ais deste ano, à pandemia da covid-19 e a políticas públicas do governo federal.

Vídeos falsos como o verificado aqui são danosos ao processo eleitoral, pois podem influencia­r o voto com base em uma mentira

 ?? RICARDO STUCKERT/DIVULGAÇÃO ?? Ato de campanha de Luís Inácio Lula da Silva (PT) em Serra Talhada, Pernambuco
RICARDO STUCKERT/DIVULGAÇÃO Ato de campanha de Luís Inácio Lula da Silva (PT) em Serra Talhada, Pernambuco
 ?? ??
 ?? ?? Até 6 de setembro, vídeo no YouTube teve cerca de 2 milhões de visualizaç­ões e 54 mil curtidas
Até 6 de setembro, vídeo no YouTube teve cerca de 2 milhões de visualizaç­ões e 54 mil curtidas
 ?? ARTE/COMPROVA ??
ARTE/COMPROVA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil