O Dia

Negado novo pedido de habeas corpus de Turnowski

Decisão da ministra Maria Thereza de Assis, do Superior Tribunal de Justiça, mantém prisão preventiva do ex-secretário de Polícia Civil

-

A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Thereza de Assis Moura, negou, na sexta-feira, um pedido de habeas corpus solicitado pela defesa do delegado Allan Turnowski. A informação é do portal G1. Ele está preso desde o último dia 9, após uma operação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Rio, por um suposto envolvimen­to com grupos de contravenç­ão. À época, a defesa do delegado negou as acusações e disse se tratar de “uma prisão ilegal”.

Esse é o segundo recurso da defesa do ex-secretário rejeitado pela Justiça. No primeiro, apesar do TJ ter negado o benefício, concedeu ao delegado a transferên­cia para uma sala de Estado-Maior para advogados — Turnowski tem formação em Direito. Na decisão, o magistrado ressaltou que já havia analisado a legalidade da prisão do delegado em um pedido de habeas corpus anterior, apresentad­o no dia da operação que Allan foi preso.

O novo pedido foi feito pelo advogado Daniel Leon Bialski. A defesa não respondeu aos contatos da reportagem..

Candidato a deputado federal pelo Partido Liberal (PL), Turnowski estava afastado do cargo de secretário desde início deste ano, por conta das eleições. Ele foi alvo de uma operação do Gaeco por crimes de organizaçã­o criminosa, corrupção e violação de sigilo funcional. De acordo com a denúncia, Turnowski receberia propina do jogo do bicho e teria envolvimen­to em um plano para matar o bicheiro Rogério Andrade.

Turnowski ingressou na Polícia Civil há 27 anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil