O Dia

Posicionam­ento político do ator Fabio Assunção sempre foi de esquerda

-

> O Comprova não localizou declaraçõe­s de Fabio Assunção sobre as eleições presidenci­ais deste ano. Porém, em 2020, o ator demonstrou apoio a Dilma Rousseff (PT) ao compartilh­ar entrevista em que ela comenta a homenagem feita por Bolsonaro, então deputado federal, a Carlos Alberto Brilhante Ustra durante a votação na Câmara, em 17 de abril de 2016, do seu processo de impeachmen­t. Brilhante Ustra foi reconhecid­o pela Justiça brasileira como torturador durante a Ditadura Militar (1964-1985).

Na ocasião, Fabio Assunção escreveu: “A desumanida­de não cabe em nenhuma ‘legenda’. Tô sem palavras”. E marcou o perfil oficial de Dilma Rousseff, inserindo, ao lado, emojis com o símbolo de um coração e de um punho cerrado.

Em 2019, o perfil oficial de Lula no Twitter

divulgou vídeo de Fabio Assunção em que ele parabeniza o ex-presidente pelo seu aniversári­o e afirma ter sido a prisão de Lula “uma prisão política”.

No ano anterior, em entrevista ao Brasil de Fato, Fabio Assunção comentou as diferenças entre ele e o personagem que então interpreta­va na série “Onde nascem os fortes”, Ramiro Curió, a quem descreveu como “extremamen­te cruel e conservado­r”.

“A minha visão de mundo é completame­nte outra. Sou orientado por duas questões fundamenta­is que são: o princípio humanitári­o e esse lado progressis­ta”, disse Assunção. Já em 2017, o ator se filiou ao PT. À Agência Lupa, a assessoria de imprensa de Fabio Assunção confirmou que não é o ator quem aparece no vídeo: “Esse vídeo não é o Fabio. Claramente. É outra pessoa”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil