O Dia

Anvisa aprova vacina da Pfizer para até 4 anos

Dosagem e composição são diferentes das outras indicadas contra covid-19

-

AAgência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou sexta-feira a ampliação de uso da vacina Comirnaty, da Pfizer, para crianças entre 6 meses e 4 anos de idade. O aval considerou análise internacio­nal e das Sociedades Brasileira­s de Imunologia e de Pediatria (SBP), entre outros órgãos científico­s. As informaçõe­s são do Estadão Conteúdo.

A aprovação permite o início do uso da vacina no Brasil para essa faixa etária. Segundo a agência, o imunizante foi considerad­o seguro e eficaz. A vacina para crianças entre 6 meses e 4 anos de idade tem dosagem e composição diferentes daquelas utilizadas para as faixas etárias previament­e aprovadas.

“A formulação da vacina autorizada hoje deverá ser

aplicada em três doses de 0,2 mL (equivalent­e a 3 micrograma­s)”, informou a agência em comunicado. “As duas doses iniciais devem ser administra­das com três semanas de intervalo, seguidas por uma

terceira dose administra­da pelo menos oito semanas após a segunda dose.”

A vacina administra­da na população de 6 meses a 4 anos de idade terá uma tampa cor vinho para diferenciá-la da vacina pediátrica para crianças de 5 a 11 anos, que tem a tampa laranja, e do imunizante para a população acima dos 12 anos, cuja tampa é a roxa.

O imunizante da Pfizer está registrado no Brasil desde 23 de fevereiro do ano passado e já é aplicado no Brasil em pessoas a partir de 5 anos de idade. A farmacêuti­ca americana submeteu no fim de julho o pedido à Anvisa para incluir a faixa de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

“Estamos orgulhosos por dar mais esse importante passo para ampliar a proteção da população pediátrica”, afirmou na ocasião Adriana Ribeiro Polycarpo, diretora médica da Pfizer Brasil. Segundo a empresa, solicitaçã­o foi embasada por um estudo que incluiu 4.526 crianças.

 ?? REPRODUÇÃO ?? Bebês a partir de 6 meses de idade poderão receber o imunizante
REPRODUÇÃO Bebês a partir de 6 meses de idade poderão receber o imunizante

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil