O Dia

Charles III recebe vaias de manifestan­tes

Protestos contra a realeza eram esperados durante a visita do monarca ao País de Gales, que tem autonomia política

- > Cardiff, País de Gales e Londres, Inglaterra

Orei Charles III foi vaiado por manifestan­tes antimonarq­uia durante viagem ao País de Gales, na última parte de seu primeiro giro pelo Reino Unido após assumir o trono britânico. Os protestos contrários à continuida­de da família real foram a primeira - ou pelo menos a mais visível - manifestaç­ão contra o rei desde a morte da rainha Elizabeth II.

Protestos contra a monarquia eram esperados durante a visita de Charles III, e o primeiro-ministro galês, Mark Drakeford, já havia anunciado que manifestaç­ões políticas de oposição estariam autorizada­s. Conforme

a Agência Estadão Conteúdo, alguns ativistas também ergueram faixas e cartazes pedindo a abolição da monarquia e com dizeres como “Cidadão, não súdito” e “Democracia agora”.

As críticas dos galeses são mais simbólicas pelo fato de Charles III ter ostentado por anos o título de príncipe de Gales, um país em que viveu parte de sua juventude. O antigo título de Charles, agora passado ao filho mais velho, William, é um fator contestado por parte da população.

“Muitas pessoas não aceitam o título de príncipe de Gales, porque acreditam que deveria pertencer a um galês”, disse Maria Sarnacki, prefeita de Caernarfon.

O título foi utilizado originalme­nte por príncipes nativos, mas o último, Llywelyn ap Gruffudd, foi executado, em 1282, durante a conquista de Gales pelo rei Edward I da Inglaterra. Quase 750 anos depois, a região tem autonomia política e registra distanciam­ento da coroa britânica, que Charles III, menos popular que sua mãe, terá de se esforçar para superar.

Os oito netos da rainha Elizabeth II, incluindo os príncipes William e Harry, participar­am de vigília silenciosa ao lado do caixão da monarca, ontem, seguindo o exemplo do rei Charles III e seus irmãos na noite anterior. Eles encerram outro dia em que milhares de pessoas esperam para prestar homenagens à rainha, que morreu dia 8 de setembro.

 ?? REPRODUÇÃO/NEW YORK POST ?? Oficiais de segurança imobilizar­am o suspeito no chão
REPRODUÇÃO/NEW YORK POST Oficiais de segurança imobilizar­am o suspeito no chão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil