O Dia

Prefeitura toma providênci­a e bota ordem na Gamboa

Operação derrubou 10 estabeleci­mentos e um telhadão, onde acontece baile funk

-

ASecretari­a de Ordem Pública (Seop) do Rio realizou uma operação para demolir ontem construçõe­s irregulare­s na entrada da comunidade da Providênci­a, na Gamboa, zona central do Rio. O local fica em área sob influência do crime organizado, na Rua Barão da Gamboa, próximo ao Cemitério dos Ingleses.

Segundo o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevalle, uma das construçõe­s costumava ser utilizada para realização de bailes organizado­s pelo tráfico local.

“Viemos demolir construçõe­s irregulare­s que ocupam a via pública e uma estrutura de telhado metálica que, segundo informaçõe­s, seria ligada ao tráfico de drogas para a realização de bailes, ocasionand­o ainda fechamento indevido da área”, relatou.

A Providênci­a é liderada pela facção Comando Vermelho. Ela foi a primeira favela do Rio, que surgiu ainda no século XIX. Segundo o Portal de Procurados, o chefe do tráfico da região, Evanilson Marques da Silva, conhecido como Dão da Providênci­a, foi preso em abril do ano passado.

A Seop esclareceu que a estrutura que era utilizada para realização de bailes e festas foi removida. O local era um telhado de aproximada­mente 300 m². Além dele, também foram derrubados cerca de 10 estabeleci­mentos comerciais erguidos ilegalment­e sobre a calçada, incluindo uma choperia.

O dono de uma das barracas considerad­as irregulare­s, Marcos da Silva, de 52 anos contou que a construção servia como estabeleci­mento de comércio, onde ele vendia pão de queijo, e também como sua moradia. O homem relatou

Carnevalle diz que uma das construçõe­s era usada para bailes do tráfico

que pegou sua bicicleta e correu para o local quando mostraram o vídeo da prefeitura demolindo a sua barraca e levando seus pertences.

“Esperava eu chegar em casa. Não é justo o que fizeram comigo. Sou um trabalhado­r honesto, não estou envolvido em nenhum crime. Isso é uma covardia”, afirmou. Ele também relatou que precisa da fonte de renda para sustentar a sua filha de 14 anos.

 ?? MARCOS PORTO/AGENCIA O DIA MARCOS PORTO/AGENCIA O DIA ?? Secretaria demoliu várias construçõe­s irregulare­s, na Rua Barão da Gamboa, Zona Portuária
MARCOS PORTO/AGENCIA O DIA MARCOS PORTO/AGENCIA O DIA Secretaria demoliu várias construçõe­s irregulare­s, na Rua Barão da Gamboa, Zona Portuária
 ?? ?? Área é sob influência do crime organizado, próxima ao Cemitério dos Ingleses
Área é sob influência do crime organizado, próxima ao Cemitério dos Ingleses

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil