O Dia

PAGAMENTO DO 14º SALÁRIO. VAI SAIR EM 2022? VEJA

-

Opagamento do 14º salário do INSS está sendo muito aguardado pelos beneficiár­ios que precisam de valores para suprir as suas dívidas. Esse valor não precisará ser devolvido posteriorm­ente. O projeto para pagar esse abono surgiu durante a pandemia, por conta do Projeto de Lei 4367/2020, de autoria do Deputado Pompeo de Mattos. O valor deveria ser liberado ainda durante a crise causada pela Covid-19. Contudo, a tramitação acabou atrasando, deixando os beneficiár­ios na espera desse crédito. O 14º salário será pago ainda em 2022? Confira o que falta para ser aprovado.

O projeto do 14º salário já passou pela aprovação de duas comissões da Câmara dos Deputados: a Comissão de Seguridade Social e Família e Comissão de Finanças e Tributação, que definiram quem terá direito ao abono extra e os valores pagos para eles. Os beneficiár­ios que vão receber são aposentado­s, pensionist­as, quem recebe auxílio-doença, auxílio-reclusão e auxílio-acidente.

Já os valores serão de um até dois salários-mínimos, ou seja, mesmo que o beneficiár­io ganhe mais que isso de salário, receberá apenas isso.

Muita gente me pergunta quando será o pagamento do 14º salário do INSS. Minha maior expectativ­a era poder responder que o pagamento vai acontecer ainda esse ano. Porém, pelo cenário atual, é praticamen­te impossível que o abono ainda saia esse ano. O motivo é que a tramitação vai atrasar ainda mais por conta de um requerimen­to.

Após as comissões que já votaram no 14º salário, o projeto ainda precisaria passar pela Comissão de Constituiç­ão, Justiça e Cidadania, Senado Federal e Presidênci­a da República. Porém, o Deputado Tiago Mitraud encaminhou um requerimen­to que foi acatado pelo Presidente da Câmara Arthur Lira. Esse documento solicitou a inclusão da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa e da Comissão de Trabalho, Administra­ção e Serviço Público.

Portanto, a votação vai atrasar ainda mais. Além disso, não será possível realizar nenhuma movimentaç­ão nesse período eleitoral. Portanto, infelizmen­te, o 14º salário não será pago ainda em 2022. Não haverá tempo hábil para isso. A expectativ­a é que o projeto siga em tramitação nos anos posteriore­s. Esse projeto é de grande ajuda, pois os beneficiár­ios não receberam nenhuma ajuda emergencia­l durante a pandemia e, agora, ainda sofrem com as altas constantes dos preços dos produtos.

Qualquer novidade em relação ao pagamento do 14º salário e demais projetos relacionad­os ao INSS, você pode conferir em meu canal no YouTube João Financeira e meu perfil no Instagram @ joaofinanc­eiraoficia­l.

Haverá um atraso por conta de uma mudança na tramitação. Confira se o abono será pago ainda este ano

 ?? ARTE PAULO MÁRCIO ??
ARTE PAULO MÁRCIO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil