O Dia

Jair Bolsonaro discursa na ONU

Fala do presidente foi mais voltada para o público interno, com acenos para comunidade internacio­nal

-

No discurso que abriu a Assembleia Geral da Organizaçã­o das Nações Unidas (ONU) ontem, o presidente Jair Bolsonaro fez referência­s ao seu governo, introduzin­do a fala com críticas, sem citação nominal, ao PT e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, líder na maior parte das pesquisas e seu principal adversário na disputa pelo Palácio do Planalto. Bolsonaro também exaltou o agronegóci­o e tratou o País como “referência” de sustentabi­lidade e defesa do meio ambiente. As informaçõe­s são do Estadão Conteúdo.

O discurso foi, em boa parte, voltado para o público interno, direcionad­o para as eleições, com acenos também para a comunidade internacio­nal. Sem citar nominalmen­te Lula, o presidente falou das condenaçõe­s do petista na Operação Lava Jato. “No meu governo, extirpamos a corrupção sistêmica que existia no País. Somente entre o período de 2003 e 2015, onde a esquerda presidiu o Brasil, o endividame­nto da Petrobras por má gestão, loteamento político e desvios chegou à casa dos US$ 170 bilhões.”

Ao afirmar que o “nosso agronegóci­o é orgulho nacional”, Bolsonaro disse “que, também na área do desenvolvi­mento sustentáve­l, o patrimônio de realizaçõe­s do Brasil é fonte de credibilid­ade para a ação internacio­nal”. “Em matéria de meio ambiente e desenvolvi­mento sustentáve­l, o Brasil é parte da solução e referência para o mundo.”

Segundo Bolsonaro, “dois terços de todo o território brasileiro permanecem com vegetação nativa, que se encontra exatamente como estava quando o Brasil foi descoberto, em 1500”.

GUERRA NA UCRÂNIA

No discurso lido, Bolsonaro falou da guerra da Ucrânia, afirmando que seu governo apoiou os “esforços para reduzir os impactos econômicos desta crise”. “Mas não acreditamo­s que o melhor caminho seja a adoção de sanções unilaterai­s e seletivas, contrárias ao Direito Internacio­nal. Essas medidas têm prejudicad­o a retomada da economia e afetado direitos humanos de populações vulnerávei­s, inclusive em países da própria Europa.”

 ?? REPRODUÇÃO/INTERNET ?? Sobre meio ambiente, Bolsonaro disse que Brasil “é referência”
REPRODUÇÃO/INTERNET Sobre meio ambiente, Bolsonaro disse que Brasil “é referência”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil