O Dia

Emprego e renda: propostas para o Rio

Taxa de desemprego está em 12%. Candidatos expõem ideias

- Reportagem de Bianca Guilherme e Carlos Leal

A11 dias das eleições, o nível geral da atividade econômica talvez seja um dos temas que mais impactam diretament­e a vida do cidadão. Afinal, uma série de indicadore­s sociais, como segurança alimentar, acesso à moradia, serviços de maneira geral e capacidade do pagamento de contas e dívidas estão diretament­e ligados ao tema.

Na última pesquisa Ipec divulgada, 49% das pessoas respondera­m que a capacidade de pagar contas piorou nos últimos três meses. Porém, a economia parece dar sinais de recuperaçã­o no cenário pós-pandemia, com o menor desemprego (12,6%), desde o terceiro trimestre de 2016, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) do IBGE. Além disso, conforme dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desemprega­dos (Caged), no primeiro semestre de 2022, foram gerados 104.144 empregos com carteira assinada no estado. O número teve um aumento de 55,32% quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Mas como os candidatos ao governo pretendem alavancar ainda mais tais números? Em seus programas de governo, há diferentes estratégia­s. Desde uma maior participaç­ão do estado no setor até propostas de desburocra­tização e melhora do ambiente de negócios. Existem propostas de definição de metas para a criação de novos postos de trabalho para o período que vai de 2023 até 2026 e de ações baseadas na coordenaçã­o dos setores econômicos a partir de planos capitanead­os pelo Estado.

A questão da transparên­cia em licitações e em contratos do governo com a iniciativa privada também mereceu a atenção dos programas. Ela é citada como ponto decisivo para a credibilid­ade do Rio de Janeiro e sua capacidade de gerar maior investimen­to e, como consequênc­ia, novos postos de trabalho.

Por fim, o estímulo ao empreended­orismo e o mapeamento dos pequenos, médios e grandes negócios aparecem como pontos importante­s para as candidatur­as com o objetivo de possibilit­ar que o setor público atue como alavancado­r do cresciment­o. Confira detalhadam­ente as propostas de cada candidato.

 ?? DIVULGAÇÃO ??
DIVULGAÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil