O Dia

Atendiment­o social para imigrantes e refugiados

- Coord Núcl Migração e Refúgio da Sec Est Desenvol Soc e DH

ADefensori­a Pública do Estado do Rio de Janeiro promoveu no dia 17 de setembro um mutirão de atendiment­o para pessoas imigrantes, refugiadas e solicitant­es de refúgio no Brasil, realizado na Escola Municipal Maria Clara Machado, no Itanhangá. O Projeto Rota de Direitos, desenvolvi­do em parceria com secretaria­s estaduais e municipais, bem como com entidades do terceiro setor, tem por finalidade estabelece­r uma atuação conjunta, intersetor­ial e interinsti­tucional para o atendiment­o às pessoas em situação de migração e refúgio.

Toda a construção do trabalho foi feita com muito diálogo entre os apoiadores do evento, sob a liderança de Gislaine Kepe, defensora pública do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da DPRJ. Até mesmo a escolha do local para realização do evento foi pensada de forma a garantir o acesso aos serviços prestados principalm­ente pelos venezuelan­os residentes na comunidade do Morro do Banco. Evitando, assim, que a população precise se deslocar demais para ter acesso a direitos básicos.

A ação social abriu um pré-questionár­io para mapear o interesse da população ao projeto e na tarde anterior à data agendada já havia mais de 80 pessoas inscritas. A alta demanda da população aos serviços foi confirmada frente à grande adesão dos imigrantes e refugiados, majoritari­amente venezuelan­os. Durante o evento foram oferecidos serviços de Saúde, Educação e Assistênci­a Social, e jurídica, além de apoio à documentaç­ão e orientação sobre refúgio.

As crianças e adolescent­es também foram incluídas na proposta e a Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescent­e da Câmara Municipal do Rio desenvolve­u atividades lúdicas de educação em direito para esse segmento. E, ao tratar de temas tão fundamenta­is como o direito à alimentaçã­o, não foi deixado de fora o lanche para a garotada, de forma a elucidar que os direitos precisam ser exercidos na prática.

Estavam presentes no evento as instituiçõ­es Cáritas Arquidioce­sana, Mawon, Aldeias Infantis SOS, Pacto pelo Direito de Migrar (PDMIG), Venezuela Global, Alto Comissaria­do das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), Organizaçã­o Internacio­nal para as Migrações (OIM), Comitê Nacional para Refugiados do Ministério da Justiça (Conare), Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistênci­a Social, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Cidadania, Secretaria de Governo e Integridad­e Pública, Secretaria Estadual de Educação, e Secretaria Estadual de Desenvolvi­mento Social e Direitos Humanos.

A proposta é que ocorram outras edições do Rota de Direitos e que funcione de forma itinerante pelo Estado do Rio de Janeiro, para que seja alcançado o maior número possível de imigrantes, refugiados e solicitant­es de refúgio.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil