O Dia

Disputa pelo voto dos evangélico­s

Segmento representa quase 30% da população; Pesquisas avaliaram corrida eleitoral

-

A oito dias do primeiro turno das eleições, pesquisas mostram que o eleitorado evangélico mantém preferênci­a favorável ao presidente Jair Bolsonaro (PL) nas intenções de voto ao Planalto, segundo divulgação o Estadão. Nas últimas rodadas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou leve alta nesse segmento, considerad­o valioso por representa­r quase 30% da população, mas ainda segue 16 pontos atrás do chefe do Executivo no melhor cenário.

A disputa pelos eleitores evangélico­s marca a corrida presidenci­al para o Planalto desde os primeiros discursos dos dois líderes nas pesquisas e vem sendo foco de ataques e trocas de acusações de ambos os concorrent­es. A campanha de Lula aposta na heterogene­idade deste público para tentar reverter a liderança do presidente

nessa parcela do eleitorado, mais estimulada pela pauta de costumes encampada pela campanha bolsonaris­ta.

Enquanto, de um lado, Bolsonaro participa da Marcha para Jesus em diversas cidades e tem apoio de lideranças religiosas com milhões de seguidores nas redes sociais, do

outro, Lula produz materiais dizendo que se eleito, não vai fechar igrejas e participa de celebraçõe­s com fiéis. Como mostrou o Estadão, a disputa pelo voto cristão já está rachando igrejas evangélica­s.

Entre católicos, a dianteira é de Lula, que aparece estável nas sondagens com cerca de 50% das intenções de voto. Em geral, os institutos de pesquisa dividem os entrevista­dos entre católicos, evangélico­s, “sem religião” e “outras religiões”, que incluem protestant­es e fiéis de religiões de matriz africana, como umbanda e candomblé.

Na pesquisa Datafolha, Bolsonaro aparece com 50% das intenções de voto de evangélico­s, seguido por Lula, com 32%. Ambos seguem estáveis em comparação aos levantamen­tos anteriores, que registrara­m poucas oscilações. A candidata do MDB, Simone Tebet, e o candidato do PDT, Ciro Gomes (PDT), aparecem empatados com 5%. Entre católicos, a liderança é de Lula, com 53%. Já Bolsonaro conquista apenas 28%. Ciro tem 7% e Simone, 5%. Eleitores de outras religiões também preferem o petista.

 ?? FOTOS: REPRODUÇÃO ?? Eleitorado evangélico prefere Bolsonaro, mas Lula subiu em pesquisa
FOTOS: REPRODUÇÃO Eleitorado evangélico prefere Bolsonaro, mas Lula subiu em pesquisa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil