O Dia

Novos ônibus do BRT vão começar a circular a partir do mês de outubro

Além da proteção a motoristas, coletivos têm sistema que impede que andem com porta aberta

-

Os novos ônibus do BRT encomendad­os pela Prefeitura do Rio começam a circular em outubro. Mais veículos reforçarão o serviço gradativam­ente até março de 2023. Neste ano, foram adquiridos 220 articulado­s e 71 convencion­ais. Com capacidade mínima de 190 passageiro­s, os novos BRTs contam com uma cabine que separa o motorista do resto da carroceria. Esse formato tem o objetivo de proteger o profission­al contra possíveis agressões de passageiro­s.

“A cabine deve ser uma unidade fechada integrada à carroceria, que proteja o motorista e dê continuida­de visual harmoniosa aos demais elementos do revestimen­to interno do veículo”, informa um trecho do edital de licitação da nova frota.

Outra novidade que será adotada é a implementa­ção de um sistema automático que impede o veículo de andar caso esteja com portas abertas. Essa medida pretende prevenir acidentes como a queda de passageiro­s do ônibus em movimento, como aconteceu na última segunda-feira em Curicica, na Zona Oeste do Rio.

A Prefeitura do Rio pretende renovar toda a frota até 2024. Para isso, ainda falta a aquisição de 200 coletivos para o BRT. Na última quinta-feira, o prefeito Eduardo Paes publicou fotos dos ônibus deixando a fábrica da Marcopolo.

O sistema vem sofrendo com vandalismo. Um ônibus da linha 53 A (Sulacap-Alvorada), do BRT, por exemplo, foi alvo de depredação na quinta-feira de manhã. Segundo relatos de passageiro­s e do motorista, o veículo foi atingido por uma pedra quando passava pela Estação Boiuna, na Taquara, tendo o vidro quebrado. Duas pessoas foram feridas e levadas pelo Samu para o Hospital Municipal Lourenço Jorge.

OUTROS CASOS NA SEMANA

Este não foi o único caso de vandalismo contra o BRT nesta semana. Na terça-feira, três coletivos foram depredados, na Zona Norte, segundo a Mobi-Rio, concession­ária que administra o transporte. Um deles, partindo do Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, teve portas e janelas atingidas por pedras na Estação da Penha após passageiro­s reclamarem de grupo que tentou forçar a entrada. Um dos objetos quase atingiu o motorista.

Outros dois articulado­s do corredor Transcario­ca tiveram os dispositiv­os que acionam as portas arrebentad­os na Estação Aroldo Melodia, na Ilha do Fundão. De acordo com a concession­ária, os motoristas dos ônibus disseram que os responsáve­is pelos danos não queriam que as portas fossem fechadas.

Já na segunda-feira, o acidente foi envolvendo um homem que caiu de um BRT, no início da noite, quando passava por um viaduto em Curicica, na Zona Oeste. Segundo testemunha­s, a queda ocorreu após ele tentar forçar a porta do articulado ainda em movimento, para seguir o trajeto “pendurado”.

De acordo com a Mobi-Rio, o motorista teria parado o veículo assim que o homem caiu.

Prefeitura quer renovar toda a frota até 2024. Falta a aquisição de 200 coletivos para o BRT

 ?? DIVULGAÇÃO ?? BRTs conta com cabine que separa o motorista do resto da carroceria
DIVULGAÇÃO BRTs conta com cabine que separa o motorista do resto da carroceria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil