O Dia

Confronto no Morro do Dezoito fecha rua e lojas

Igreja de são Jorge suspende missa; segundo relatos, por ordem do tráfico local

- JÚLIA BELLOUBE julia.belloube@odia.com.br ana.freire@odia.com.br

Confrontos intensos no Morro do Dezoito, na Zona Norte do Rio, fizeram com que moradores enfrentass­em transtorno­s ontem. De acordo com testemunha­s, o comércio foi fechado entre as regiões do Quintino e Água Santa durante operação policial. Fotos e vídeos mostram ônibus atravessad­os, objetos incendiado­s e caçambas de lixo no meio da rua.

A Polícia Militar confirmou a ação com agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), com apoio do Grupamento Aeromóvel (GAM) para monitorame­nto aéreo. Os policiais do 9ºBPM (Rocha Miranda) atuaram nas comunidade­s Morro do Fubá, Saçu e Caixa D’Água, entre os bairros de Campinho, Cascadura, Piedade e Quintino, também na Zona Norte. As ações visaram a coibir conter o confronto entre milicianos do grupo ‘Tico e Teco’ e traficante­s do Comando Vermelho pelo domínio do Morro do Fubá.

Segundo a PM, no início da tarde, as equipes policiais foram atacadas por indivíduos efetuando disparos de

arma de fogo e ocorreu reação. Após cessar a situação, um indivíduo foi encontrado ferido e levado ao Hospital Salgado Filho. Uma pistola foi apreendida.

As equipes policiais interviera­m em uma breve tentativa de fechamento da Rua Clarimundo de Melo e o policiamen­to segue reforçado na região. O Centro de Operações Rio emitiu uma notificaçã­o para evitarem a região das ruas Torres de Oliveira e

Clarimundo de Melo, em Piedade, devido às ocorrência­s policiais.

Em Quintino, a igreja de são Jorge suspendeu as missas previstas para ontem. O comunicado foi realizado através da rede social oficial da matriz. Segundo relatos, a suspensão ocorreu por ordem do tráfico local, que também mandou fechar comércios na região. Seriam três missas, às 9h, 17h e 19h, que ocorrem tradiciona­lmente

todo dia 23, em homenagem ao dia do padroeiro, comemorado em 23 de abril. As celebraçõe­s sempre costumam reunir milhares de fiéis.

Alunos e professore­s da Faetec de Quintino também registrara­m medo em frequentar a instituiçã­o. Mensagem no Twitter, que seria de uma secretária do colégio, mostrava, inclusive, um pedido para que os pais e alunos avaliassem a segurança.

 ?? FOTO/REPRODUÇÃO ?? Veículos incendiado­s e caçambas de lixo bloquearam ruas no entorno do Morro do Dezoito
FOTO/REPRODUÇÃO Veículos incendiado­s e caçambas de lixo bloquearam ruas no entorno do Morro do Dezoito

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil